Aí ... mas de que serve imaginar Regiões onde o sonho é verdadeiro Ou terras para o ser atormentar ? É elevar demais a aspiração, E, falhado esse sonho derradeiro, Encontrar mais vazio o coração. Fernando Pessoa, in Soneto XXXIV


Um silêncio que falava palavras



Estas histórias podem parecer simples, banais e descabidas, mas têm a sua razão de ser no contexto de cuidados paliativos.

A primeira faz especial referência à verdade. Nesta unidade lidamos muitas vezes com perguntas directas ou ambíguas que exigem da parte da enfermeira respostas claras verdadeiras e simples tendo em conta a sensibilidade, a angustia e a compreensão do doente.



A segunda dá relevância dos saberes da enfermeira no que diz respeito à terapêutica e efeitos secundários da mesma valorizando os saberes de enfermagem na ciência do cuidar da dor, e também no discernir problemas que tantas vezes estão escondidos por traz de certas frases ou de certas atitudes do paciente.



A terceira fala-nos do cuidar na enfermagem no conceito da visão holista e incluem as varias dimensões do ser humano alargando os conceitos da saúde e pessoa tendo em conta o inter-relacionamento do corpo Espiritual Corpo Físico ,Corpo Moral e Corpo Sociale Social-Body.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA