domingo, 7 de março de 2010

20º DIA DA QUARESMA

Seguda feira 8/3/2010




20ºDIA DA QUARESMA

Reconheces que Deus está presente no mundo, que está sempre ao lado do homem?

Há uma parábola que me deixa sensível a esta questão
A fé da cananeia

E eis que uma cananeia veio de lá e pôs-se a gritar: Tem piedade de mim, Senhor, filho de David….Seus discípulos aproximando-se fizeram-lhe este pedido: Despede-a porque ela nos persegue com seus gritos.

Jesus respondeu-lhe, fui enviada apenas ás ovelhas perdidas, da casa de Israel, Mas a mulher veio prostrar-se diante Dele: Senhor, disse ela, vem em meu socorro! Ele disse, não fica bem tirar o pão dos filhos, para atirá-lo aos cachorrinhos.
É verdade Senhor! Disse ela; mas os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então Jesus lhe respondeu: Mulher grande é a tua fé.
Suceda-te conforme queres. E a sua filha foi curada desde aquela hora. Mateus 21-28


A fé, a confiança e a humildade desta mulher assim como a resposta de Jesus levam-me a pensar que Deus está com qualquer pessoa, que o implore com fé, e com humildade, mas por outro lado muitas vezes nós reagimos como os discípulos e, preferimos não ouvir e afastar os gritos da dor da aflição, sim porque eles incomodam.

Há momentos em que a simplicidade, a honestidade, a humildade a gratidão, a alegria, o altruísmo, a amizade e tantos outros valores destoam em certos cenários, e mais parecendo até uma utopia… mas esses valores são os valores da nossa Essência, e eu acredito neles eles fazem o Homem Digno e á imagem e semelhança de Deus.

A capacidade vital de reflectir fica-se pasmada com certos quadros de vida vejamos o exemplo dos discípulos e o exemplo da cananeia...
É Este o Homem que o nosso Deus criou, um homem com tantas qualidades
Que sabe que nada vem do nada, mas que Deus pode tudo, sabe que nunca consegue apanhar uma nuvem, nem parar o vento …mas por outro lado sabe que nasceu, vive e morre e que Jesus veio até nós como sinal de Esperança...

Estamos na Quaresma, a caminho da Páscoa é preciso jejuar de quê e como?
é preciso conversão, é preciso mudar, cuidar “da figueira,” tentar novamente, ser filho pródigo, ser como um grão de mostarda, ter fé como a cananeia, gritar de dor para incomodar.
Será que todas estas coisas são evidentes no nosso mais íntimo?
E portanto eu oiço-as tantas vezes e quase que me entram pelos olhos, sei-as de cor e salteadas como uma lição aprendida e recitada, mas não é isto que pretendo, quero ir mais longe, quero que elas venham da minha essência com abertura para uma prática, sucessiva numa senda direita, numa partilha próxima, num amor ao Próximo, num realismo social e sociável, passando numa límpida e transcendente linguagem, com gestos e actos sentidos e vividos em Harmonia.
E eis a questão essencial que me coloco e que vos coloco:

A tua vida dá os frutos que deveria dar, ou seja, pões a render em favor de todos, os talentos que possuis?

Falar por falar não vale a pena… Faço-vos uma confidência sinto-me tão longe da meta que tracei que quase me vejo no princípio da caminhada...

Mas de repente vem-me uma frase mágica… mas porquê magica?
Porque ela deita o meu orgulho e a minha vaidade por terra...

Chorei porque não tinha sapatos, até ao dia em que vi alguém que não tinha pés”
Hellen Keller

Tão centrada num Deus teórico acabo por me esquecer que eu e o outro fomos criados á Sua imagem e semelhança, e que nas alegrias e nos dissabores da vida lá diz o ditado: “Hoje teu amanhã meu”
Utilia

0 21º dia da quaresma caminharemos de mãos dadas com a amiga Canela marconsaboracanela.blogspot.com