Mensagens

A mostrar mensagens de Maio 8, 2011

VAMOS VIVER A VIDA: VAMOS DAR SENTIDO AO TEMPO

Imagem
VAMOS VIVER A VIDA: VAMOS DAR SENTIDO AO TEMPO
E como nos diz São Paulo na carta aos Efésios 4:22-24
“Deveis, no que toca à conduta de outrora, despir--vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores e; que vos deveis renovar pela transformação do espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade, próprias da verdade”
Só Quando se está suficientemente presente a si mesmo para ouvir e seguir a voz da consciência podemos fazer escolhas, e esta exigência “presença” na interioridade, é muito necessária nos dias em que vivemos, pois a consciência permite assumir a responsabilidade dos actos praticados e que vamos praticar... A narração que se segue  vem ao encontro da minha reflexão desta manhã:
“O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anú…

Considero de crucial importância estas palavras...

Imagem
Considero de crucial importância estas palavras...
"não renegueis nada do Evangelho em que acreditais, mas estai no meio dos outros homens com simpatia, comunicando no vosso estilo de vida, aquele humanismo que afunda as suas raízes no Cristianismo, tendentes a construir juntamente com todos os homens de boa vontade uma cidade mais humana, mais justa e solidária.”
Estas simples frases do Papa... mas tão verdadeiras levam-me a pensar em seres humanos, naquilo que basicamente identifica o ser humano.
Necessidades, é isso... salta-me esta palavra á mente como um remo duma barca que navega no mar das minhas ideias, (as básicas para uma existência física, as lúcidas para uma existência social, existência espiritual, sim porque o homem que deixou de existir socialmente e espiritualmente não vive na totalidade, não é verdade?
E surgem-me muitas questões e entre elas a da solidariedade e da justiça.
Será que todo o ser humano come de acordo com a fome que sente? Será que todo o ser humano é …