Aí ... mas de que serve imaginar Regiões onde o sonho é verdadeiro Ou terras para o ser atormentar ? É elevar demais a aspiração, E, falhado esse sonho derradeiro, Encontrar mais vazio o coração. Fernando Pessoa, in Soneto XXXIV


 ENFERMEIRA UTILIA
Sentada, em frente da minha secretária quase choquei comigo mesma, ai como eu me transformei, mudei de mim em ti, sinto que depositaram um ramalhete dentro duma pequena oficina que sou eu., gostaria que me ajudassem a limpar todo este sótão que é a minha mente, mas nada se passa e as experiências vão-se acumulando e começam a cheirar a realidades misteriosas, olho para a auxiliar e penso como te sentes tu? Para ela talvez não fosse um mistério. mas sim um esforço, mas era um trabalho esgotante e eu compreendo-a.






Neste momento ultrapassei o estado de orar em palavras.
Sou católica, mas qualquer que fosse a religião que professasse ser-me-ia um raio de sol entre as folhas deste Outono em que eu trabalho. Onde a dimensão espiritual está bem presente.

Aprendi muita coisa que profissionalmente me ensinaram Sei ser enfermeira mas não chega, quero descobrir dentro de mim a maneira de cuidar a parte espiritual para acompanhar os pacientes nestas últimas etapas das suas vidas é nessa parte espiritual que vou caminhando com dignidade.


Lembro-me que em 1994 eu escrevi o seguinte:

DAR TUDO
Eu dou tudo o que sou e tudo aquilo que eu queria ser”
A minha vida cheia de Esperança
Os sorrisos em cascata
A força e a vontade de viver
A caridade para com o meu próximo
A gota de água que mata a sede
O alimento que falta ás pessoas.
Tudo o que os meus olhos são capazes de ver e a minha sensibilidade sentir.
Guardo o meu espírito em convergência com o Teu, meu Deus
E convenço-me pelos efeitos do que vejo que todo o gesto, toda a acção ou palavra dirigida ao paciente em estado terminal pode ser cura física e numa dimensão espiritual ter muitos frutos.

Em 13 /12/1995
Escrevo o seguinte:
-Peço a Deus que  eu tenha sempre a consciência real do que se passa á minha volta e de sobretudo desempenhar a minha função de enfermeira...
Mas sei que algo me empurra para outra dimensão uma dimensão espiritual que tantos consideram loucura, seja o que for eu entro nela pois quero ajudar as pessoas que precisam e que me fazem confiança.
Eu confio em Deus muito mais que em mim





Comentários

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

11º DIA DA QUARESMA