Aí ... mas de que serve imaginar Regiões onde o sonho é verdadeiro Ou terras para o ser atormentar ? É elevar demais a aspiração, E, falhado esse sonho derradeiro, Encontrar mais vazio o coração. Fernando Pessoa, in Soneto XXXIV

  “Respeitar a solidão de quem fica”
UMA FILHA QUE ACABOU DE SE DESPEDIR DA MÃE 

Aqueles gritos estridentes deixaram-me trémula, pensei: de onde vem tanta dor?

 Não quero ficar só.

Aqueles soluços vinham silenciar gemidos nesta hora de pranto.

Mãe, só te tenho a ti és a minha única família, tu não vais deixar-me, é através de ti que eu ainda vivo.
Já não disfarço mais, já não culpo ninguém, as pessoas aproximam-se de mim, mas eu quero estar só, mas tenho medo.

Enquanto olho o teu corpo indefeso nesse leito, eu pergunto-me, mas porquê?

-eu Deus, eu rezei, aos santos todos, aonde estão eles agora?

-Mãe ainda és tão jovem...
De um momento para o outro os teus olhos fecham-se, o teu sorriso apaga-se e é o fim.
É-me insuportável esta ideia, mas olho para ti e sinto-te cada vez mais longe de mim mas tão perto.
Mas o que mais me preocupa é a solidão, nunca pensei tanto nela, nunca a vi tão perto, nem mesmo quando me deixaste pai.

Só, sentada neste banco da entrada do hospital... foi tudo tão rápido, nem sequer tenho tempo para te dizer adeus, estou confusa, tudo se passa em mim ao mesmo tempo, entre a revolta, a minha dor e com  a tua, que se confundem sinto-me perdida.

Estava eu assim, quando alguém se aproxima e me diz: venha, vamos estar um bocadinho com a sua mãe, vamos conversar com ela, ela vai ajudá-la... Pensei, a minha mãe ajudar-me como?

Surpresa das surpresas, pouco tempo depois deu comigo debruçada, sobre os braços da minha mãe revivendo histórias da minha infância, a minha entrada na universidade, a nossa vida noutro pais aonde ela era a minha rainha.

Entoei os teus dons mãe, vi e senti tão forte dentro de mim que eras a melhor mãe do mundo, e entre sorrisos e lágrimas olhava para ti e via que os teus lábios ainda sorriam com as minhas histórias.

Pedia-te para ficares comigo, mas eu sabia que não eras senhora da tua própria vida, mas sabes, estes momentos que vivi farão sempre parte do melhor que guardo de ti.
Esta história  resume muito daquilo que se pode sentir e viver quando se perde alguém qe amamos muito e de quem dependemos por certo que aqui foi neste momento cortado o cordão umbilical.


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA