Aí ... mas de que serve imaginar Regiões onde o sonho é verdadeiro Ou terras para o ser atormentar ? É elevar demais a aspiração, E, falhado esse sonho derradeiro, Encontrar mais vazio o coração. Fernando Pessoa, in Soneto XXXIV

SENTIR E NÃO DUVIDAR QUE NUNCA ESTAMOS SÓS-


Mediam-se palmo a palmo os meus gestos, levava um rumo certo

Tantas vezes paz, tantas vezes luz
Certezas dos nadas
Vibrações do Tudo em mim de Ti
Sinuosidade na distância entre ti e mim


SILÊNCIO IMPERA
E quando me encontrava só com os meus botões chutavam frases soltas da minha  mente...

Tantas vezes a nossa posição, pelo que somos, pela profissão que desempenhamos ou pelo cargo que assumimos no seio de uma equipa leva-nos mesmo a compreende certas verdades e a reagirmos de maneiras menos egoístas.
Lembro-me daquele paciente que depois de ter conseguido caminhar depois de dois anos de paraplégico. ...Quando começou a caminhar a primeira frase que disse foi esta: “Agora já não sou um coitadinho”.

Muito para dar e muito para receber.
Costumo dizer que só se dá o que se tem.
Devemos aprender a receber e por vezes, coisas muito pequeninas como uma frase, um sorriso, um aperto de mão um olhar cúmplice enchem-nos a alma e o coração.
Depois de cheia, a alma transborda para aqueles que nos rodeiam

“Saudades disse...”.a luz da esperança, que vem a ser a coragem de sempre, acreditar na melhora, mesmo que ela não venha! Para que possamos manter a dignidade do ser a cuidar mesmo durante a sua morte."
Claro que a tecnologia da medicina e as medicações ajudam e muito, mas o amor e a dedicação, sabemos, que faz toda a diferença.
Na verdade:
 ...nos momentos mais difíceis da vida...sei o que é estar internada (graças a Deus com situações passageiras) mas por isso, sei o quanto vale para um doente um sorriso, um gesto de afecto, uma palavra amiga, ou simplesmente um olhar afectuoso e compreensivo...quantas vezes acontece até falarmos com uma pessoa que não conhecemos o que não podemos falar com a família para não os desanimar.
Junto de quem tanto necessita.

A esperança é sempre a ultima a morrer...fazem-se projectos até ao último instante...até que chega o momento em que tudo termina mas.... Será que tudo foi feito em vão?

SERÁ QUE TUDO TERMINA?


Turvada a minha vista não esqueci o teu olhar
Imensamente terno, ilimitado
Tuas palavras de coragem, ascenderam
Duma maneira linda o meu saber.

Registou, Registei

Palavras de coragem
Palavras de amor
Palavras de frequência
Palavras de incidência
Palavras de Paz
Palavras de Luz
Por fim ficou a palavra da PALAVRA:


As histórias repetem-se em cada acompanhamento, mas sempre com algo de diferente.

Relembro com saudade aquele dia em que com a auxiliar Marie estávamos a fazer o espólio de uma escritora e em que estávamos a contar e a recontar...Não havia herdeiros e ela tinha-nos dito antes de morrer que ficássemos com o que quiséssemos

“Muito importante também!
Sabemos o quanto devemos levar a paz e a tranquilidade. Manter acesa essa luz de fé, amor e caridade é primordial,  fazendo parte da coragem de sempre no caminho da Esperança, manter a dignidade
Tantas vezes verde Esperança com vegetação específica se perde nas folhas amareladas do Outono.

Esperança Sempre

... ”Por vezes essa esperança pode ser dada, por uma pequena festa na fronte, apertar a mão, uma breve carícia nos cabelos... parece pouco... mas não é! Tanto não é, que por vezes nem a família o faz!
Mesmo aqui e nesta derradeira hora, há algo para fazer e nós enfermeiros além de executarmos umas certas técnicas e administrarmos o que está prescrito... vamos sempre mais além. Damos parte de nós mesmos... Penso que em todas as profissões isso acontece, há sempre aquela nota pessoal que vai mais além (a identidade de uma profissão) aquele brio e aquele amor á camisola.
... ”
Neste caso não é bem o amor á camisola, mas sim o respeito pelo objecto e objectivo á Dignidade Humana



E eu tinha na sua mente gravadas, as frases que me ajudavam a criar mecanismos de defesa...

 Sabendo que tudo foi feito, isto é: o que estava ao alcance do Humano Deus faria o resto.

Deixemos então que Deus faça,    Ele Leva-nos sempre a uma Esperança maior, a da Eternidade para aqueles que acreditam.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

11º DIA DA QUARESMA