TERCEIRO DIA NA CAMINHADA PARA O ADVENTO
ÚLTIMO DIA DA CAMINHADA DO MÊS DE NOVEMBRO (mês das Almas)

Encontramo-nos entre dois caminhos, sempre entre a Vida e a Morte
O caminho da libertação das almas e o caminho no Advento para o Natal.

O Messias... O Emanuel... Nova Aliança

Morte...Transição entre Ressurreição e Vida.
E então fazendo esta ligação entre Todos, os vivos e os mortos na comunhão dos Santos.
ligação entre Duas Caminhadas, esta iniciada no dia 1 de Novembro uma caminhada de partilha oração e o terço pelas almas do Purgatório e agora interligada á no Advento

Somos uma igreja a caminhar.
Uma igreja viva, que partilha a vida de Cristo.
Que partilha uma Fé e uma Esperança.
Que partilha acções e lutas.
Que partilha pareceres.
Que partilha amor
Que dá e recebe
Não somos uma igreja morta vivemos em Cristo e com Ele




Rezo um Pai Nosso...Seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu

E por certo, a vontade do Pai é que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm2,3-4).
“Eis o que é bom e agradável aos olhos de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”.

Fomos caminhando ao sol, á chuva e até com rajadas de vento, só Deus sabe o que passámos.
Rompemos as sandálias, mas não passámos fome nem sede alimentámo-nos de palavras sábias e cheias de Esperança em cada estação de serviço encontramos sempre o bom Samaritano dando-nos a mão.
Esperamos: que pela graça de Deus muitas Almas tenham sido salvas com a nossa oração.

Obrigado Meu Deus

Recolhemos estratos de textos nos blogs participantes que deixo aqui como riqueza de uma grande partilha em que fomos todas professores e alunos.

Todos contribuíram neste último dia, e unidos aqui estamos e agora em maior numero para seguirmos no Advento

ESTRATOS DA CAMINHADA PELAS ALMAS DO PURGAT
ÒRIO

Um homem morreu de repente. Ao dar-se conta, viu que se aproximava um ser muito especial que não se parecia com nenhum ser humano.
Levava uma maleta consigo e lhe disse:
- Bem amigo, é hora de irmos. Sou a morte.
O homem, assombrado, perguntou à morte:
- Já? Tinha muitos planos para breve.
- Sinto muito, amigo. Mas é o momento da tua partida.
- Que trazes nessa maleta?
E a morte lhe respondeu:
- Os teus pertences.


O primeiro evento escatológico será a morte. A crença na vida após a morte do corpo, de acordo com a teologia cristã, inclui a crença num estágio intermediário entre a morte e a ressurreição.
A alma, imaterial, experimenta um juízo particular depois da morte enquanto separada do corpo. Porque, assim como em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo». (1 Cor. 15, 22)


S. Nicolau de Tolentino, Confessor (1245-1305).
Nicolau foi um simples padre e monge Agostinho que tocou a vida de muitos. O seu espírito de oração, penitência e devoção às Santas Almas era notável. Frequentemente fazia jejuns e penitências extraordinárias e passava longas horas em oração.Teve visões, inclusive imagens do Purgatório, que os amigos atribuíam aos seus prolongados jejuns. Tinha uma grande devoção aos mortos recentemente falecidos, e rezava intensamente pelas almas do Purgatório, enquanto viajava pela sua paróquia até altas horas da madrugada,
...

Irmãos:
Nós sabemos que, se esta tenda, que é na nossa morada terrestre for desfeita recebemos nos Céus uma habitação eterna, que é obra de Deus e não é feita pela mão dos homens.


Durante o percurso duas palavras me acompanharam, incessantemente, fazendo ecos em meus pensamentos;
Misericórdia e Amor... O Quanto devo reconhecer-me como pecadora, no quanto devo olhar para o meu próximo com o mesmo olhar que, Jesus Cristo, olha para mim e no quanto devo aprender a amar, assim como Ele me ama...


Na noite de todos os santos uma alma disse-lhe: hoje, dia de Todos os Santos, morrerão no Vorarlberg duas pessoas que estão em grande perigo de condenação. Não podem ser salvas se não se rezar insistentemente por elas.
Maria Simma rezou, e foi também ajudada por outras pessoas.
Na noite seguinte uma alma disse-lhe que as duas tinham escapado ao inferno e tinham chegado ao Purgatório. Um dos dois doentes tinha mesmo recebido no fim os sacramentos, o outro tinha recusado os últimos sacramentos. Segundo dizem, as almas do Purgatório, muitos vão para o inferno porque se reza muito pouco por eles... Poderíamos salvar muitas almas de ir para o inferno se todas as manhãs e todas as noites, rezássemos esta oração indulgenciada e TRÊS AVÉ MARIAS, pelos que vão morrer nesse dia:

O Purgatório é o local onde lavamos a nossa alma, onde a purificamos pelo fogo do amor de Deus, que nos faz ver a nossa fealdade e desejar a brancura e pureza das nossas vestes, as vestes com que entraremos na Sua divina presença

Um degrau abaixo nesta caminhada, falei um pouco sobre o tempo que Deus nos concede aqui até chegarmos ao “outro lado do caminho” – citação já feita (S. Agostinho) numa das partilhas ou em comentários que agora não recordo de quem mas que vou colhendo … e nós crescemos a ouvir falar com saudade de quem já partiu, e assim, a ganhar a noção de quão breve é a vida e de como tudo passa.
Falou-se ainda de como sempre e para alguns mais, é triste e doloroso abordar o assunto, mas também que a Palavra é Esperança, e a fé, cheia da alegria que nos faz ter os olhos fixos no Senhor e o coração unido ao Seu:

“E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.” João 14.3
De entre tantos santos devotos das almas do purgatório, lembro São Francisco de Sales que diz que quem a exerce para com os defuntos, pratica todas as obras de misericórdia
.

Com a participação de todos os caminhantes, do Espírito Santo e de todas as almas do Purgatório e de todos aqueles que tanto nos ajudaram e encorajaram com comentários.
Na companhia de Nossa Senhora mãe de Jesus e Seu Filho
E das almas que nos foram acompanhando e quem sabe agradecendo.

E talvez elas digam agora:
Estamos Gratas
Talvez digam: nunca se esqueçam de nós
Ou
Estamos em Paz
Estamos em face de Deus
Estamos na Luz

Obrigada

Com uma sandália preta e outra castanha vejam só a figurinha que faço.
Só agora reparei nisto, peço desculpa voltarei com sandalinhas brancas
Obrigada


Não levem a mal mas tive que ir buscar um pouquinho a cada uma tive que arranjar pano para mangas
Mil desculpas.
Utilia



Comentários

Maria Luiza disse…
utilia, fenomenal. V encerrou com chave de ouro. espetacular o paralelo que vc traçou morte/vida ou finados/advento - vida vindo. Foi tudo perfeito. beijão!
Utilia Ferrão disse…
Luiza
O espirito Santo ajudou
Utilia
Beijinhos e obrigada
Gisele Resende disse…
Amiga Utilia,

obrigada! emocionei-me com a sua partilha. Muito lindo...

Agradeço a Deus por tu seres minha amiga de caminhada . É! já estar a passar um ano... lembra quando começamos ? Foi em um advento também. Olha quantas partilhas lindas já percorremos e quantas travessias já cruzamos. Obrigada, muito obrigada,

beijos no coração,

Gisele
Fá menor disse…
Gostei muito. Belo encerramento de caminhada na transição para a seguinte.

"Ó meu Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem".

Beijinhos
RETIRO do ÉDEN disse…
Que força a Espírito Santo lhe "soprou/inspirou".
Parabéns.
Fiquei muito feliz por ter encontrado este caminho de oração, de amizade, de partilha e de amor em Cristo Jesus.
Bem-hajam todos estes caminhantes.
Este paralelo entre a vida e a morte...está excelentemente descrito e o "pano e as mangas"...são bordados a Ouro fino do Céu.
Forte abraço
Mer
teresa disse…
amiga querida , adorei este teu final ... não poderias encerrar este mes de melhor maneira , com um bocadinho de cada um de nós , do nosso contributo ,, foi realmente perfeito .
hoje foi o final , mas tal como disse hoje lá na igreja no fim do terço , é o final deste mes , mas continuemos a rezar todos os dias pelas almas do purgatório pois elas precisam das nossas orações todos os dias ..

-- obrigada a todas vós , obrigada por esta caminhada tão linda que deu tantos frutos ..
muito obrigada por tudo , que Deus vos dê em dobro todo bem que fizeste-is pelas almas ..

beijinho ...
Dulce Gomes disse…
Olha amiga Utília
devo ter sido a 1ª pessoa a ler a tua postagem(porque estava a postar a minha) mas...o conteudo é tão rico, tão bonito, tão bem escrito, tão...tão..iluminado, que voltei e só agora quebro o silêncio.
Amiga a ponte que fizeste entre a morte e a vida não é mais que falarmos da vida para além da morte...ou da única e verdadeira vida do "outro lado do caminho" e que esta é só uma passagem em que temos que aplainar os nossos caminhos para nos prepararmos...e sendo assim deveriamos estar sempre em advento, numa espera de busca e emenda, atentos ao caminho para não nos perdermos mas...caminhar sempre, ainda que seja com uma sandália preta e outra castanha:)

No fundo o que quero dizer é que é uma graça ter amigos como tu, onde posso beber da "água viva" sorver a luz que me ilumina e sentir que desse lado que está alguém que me entende.
Entendeste tudo Utília? Ou já me perdi? Olha secalhar com o entusiasmo também já estou descalça...bem vou embor mesmo assim.
Beijinhos grandes
teresa disse…
o miga , só mais uma coisa , não ficas-te assim com este sentimento de dever comprido ,,, humm é tão bom não é !!!

beijo ..
Ailime disse…
Amiga Utília,
Abençoada esta sua reflexão para encerramento desta nossa caminhada em oração pelas Almas.
Fez uma brilhante ligação entre os vários acontecimentos que fundamentam a nossa Fé.
Estou emocionada, porque na verdade o Espírito Santo esteve presente.
Muito obrigada, Utília, por me ter dado o privilégio de ter caminhado consigo assim como também com todas as outras nossas amigas.
Foi muito bonito e agradeço a Deus por estes preciosos momentos de caminhada que me marcaram fortemente.
Beijinhos e agora continuemos a nossa caminhada no Advento.
Com muita amizade e carinho da
Ailime
Utilia Ferrão disse…
Amigos

Quero fazer-vos uma confidencia.
Penso "Deuscidência"

Porque teria sido eu que encerrei esta caminhada e iniciei a outra?
O Senhor lá sabe pensei eu, é que não andamos sós...

Algo nos guia...Pedi ao Espirito Santo ajuda.

Na véspera antes de colocar o texto tinha-me perdido e quando fui ver a Ailaime vi com espanto que era eu que teria que fazer
´
(POR ISSO PEÇO que na caminhada que se segue coloquem o Caminhante, "estação de serviço" que se segue; anunciar o dia seguinte em que blog se abastece a caminhada ok).


o "encerrar da caminhada" (bon a Teresinha diz que mesmo em silêncio temos que continuar) isso já percebemos.
Deus sabe o que quer de cada uma de nós por isso vamos seguindo e vendo no instante exato em que precisarmos de ajuda ELE o Espirito Santo de Deus está lá
ligação entre a morte e a Vida.
Porquê?
É assim....
Obrigada por tudo e sobretudo pelos momentos tão profundos que se vivem por aqui
Abraço em Cristo
malu disse…
Utilia,

Minha amiga... todos os elogios acima são bem merecidos e junto-me a eles com toda a esperança de que valeram as orações deste mês.
A ti tiro o chapéu pela responsabilidade dupla agora que resultou tão bem. Gostei imenso - tanto de toda a caminhada, como de o ter feito e uma vez mais, contigo e todas. Brilhante este final e porque nos vai ajudar a procurar depois, as leituras que ainda nos dirão mais qualquer coisa durante o ano.
Parabéns minha amiga. E também pela tua boa disposição. Que Deus te abençoe e obrigada, obrigada!

Beijinhos.
Acabei de ler as suas postagens nesta vossa Caminhada pelo Advento.Li com atenção e com fé.Que Deus vos cubra a todas/os com as bênçãos que vão também salpicando por pessoas que tal como eu cá estão para aprender.

Obrigada.Bjos :Zézinha C.

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

UMA HISTÒRIA