RECORDAR É VIVER

A vida contada e vivida ao sabor da alegria do mês de Agosto.

Vamos de Férias?

Para todos, um bocadinho de mim...
Um momento do repouso, liderança dum bem que é nosso.

Lanço-me á procura da vida pelas terras baixas da Beira
E num grito afagado pelo sentimento, revivo momentos da minha infância.
Corro pelos campos, oiço aquele cantar dos passarinhos, sinto que aqui ainda é Portugal.
Ali estão aquelas velhas pedras onde nos sentávamos á noite a cantar. UI..!! Que saudade. Aqueles carvalhos, os sobreiros...
Estão tão perto esses momentos, como estão agora aquelas rochas e a sombra daquelas árvores. Toco-os, e eles tocam-me, só vendo: Não há caneta que os saiba descrever.

O tempo é meu, e entre um passado e um presente, as cores são as mesmas, ainda que pareçam mais desmaiadas, esta brisa é a mesma e aqui no alto ela fustiga a minha saudade, lembra o meu viver e torna a tecer uma nova teia.
Desço ao centro da aldeia e o que vejo surpreende-me, vejo todas as casas reconstruídas, cada casa uma história cada canto de ruela uma lenda, e eu estou no meio dessa aldeia, reconheço-me aqui, por acolá só mudaram as pessoas e eu sou pessoa....Mudei?
Não, não mudei, vivi.

Esta fonte de água fresquinha
Refresca o meu pensar
Vejo ainda tanta gente
O cântaro á cabeça levar.

E oiço ainda aquela canção: não mudei,

“Rosinha se fores á fonte
E se vires que a água é pouca
Mata-me a sede Rosinha
Com beijos da tua boca.”


Passo pelo adro da igreja e não posso deixar de cantar aquela canção

“Já no adro criou relva
Já não há passeadores,
Já se foram desta terra
Os meus primeiros amores”

Linda morena porque não viste
Brilhar a lua lá nos altos céus
Linda morena, porque não há
Olhos como os teus”.

A igreja está fechada, é pena...

Recordar, é viver lá dizia o velho poeta....

Comentários

Gisele Resende disse…
Amiga Utilia,

eu gosto muito do mês de agosto. Um mês, para mim, de renascimento. Vida Nova e entrega e assim tem sido todos os anos. Tenho como um marco em minha vida! Penso também que não é a toa que ele é considerado o mês das vocações...
Muito lindo esse seu recordar. Essas lembranças que nos fazem alegres,

beijinhos em seu coração,

bom final de semana1

Gisele
Senhora Utilia,confesso que fiquei maravilhada com o que escreveu.O mês de Agosto também é especial para mim,por bons motivos.Embora anda aqui uma saudade serena,pois era o mês que o meu falecido tio nos visitava e com quem vivi momentos que a memória felizmente não apaga.Mas esta saudade não dói como doia.Mas esquecer não consigo e também não quero.
Beijinhos e tenha um bom fim de semana.Beijinhos.Zézinha C.
RETIRO do ÉDEN disse…
Bonito, excelente texto.
Sinto uma grande nostalgia...nada é igual e as pessoas já partiram na sua maioria.
Caminhemos nós em SUA Direcção e tudo está bem.
Continuação de tudo bom por aí.
Forte abraço
Mer e família
Fá menor disse…
Daqui a pouco tb vou à procura de uma fonte fresquinha :)

Boas férias!

Bjins
Pena disse…
Doce e Estimada Amiga:
Um Post de autêntico fascínio.
Literáriamente perfeito.
Parabéns.
Admiro a sua crença.
Bem-Haja, pela preciosidade humana que é.
Beijinhos amigos de respeito gigantesco pelo seu valor imenso.
Sempre a admirar o que é e faz.

pena

Excelente!
Utilia Ferrão disse…
Amiga Gisele
Fiquei a pensar neste M~es de Agosto
Mês de renascimento, para mim não foi nada fácil apesar das férias.
Acho que consegui meter ordem na casa, nas ideiase etc...
Beijinhos e que este mês continue a marcar-te pela postiva.
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Maria
Amiguinha.
Recordar é viver e a saudade alimenta a vida, e enquanto recordares com saudade aqueles que amaste eles nunca morrem.
Beijinhos
da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Mer
Recordo e vivo.. e faço reviver na minha memória Tantos conhecidos , amigos e familiares, que já não estão por cá fisicamente mas que estão tão presentes.
Beijinhos
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Fa
Que a tua sede seja saciada
Beijinhos
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amigo Pena
Sempre tão cheio de palavras amigas e delicadas que envaidecem o meu ego.
Obrigada
Utilia
Dulce Gomes disse…
Amiga Utilia umas boas férias cheias de paz e bom descanso para retemperar as forças para mais um ano.
Bjocas grandes
Ailime disse…
Utília,
Um lindo momento cheio de emoção que nos deixa aqui ao relembrar o local que a viu nascer.
Desejo-lhe umas férias bem descansadas.
Um grande beijinho.
Ailime
Utilia Ferrão disse…
Dulcinha
Obrigada
Para ti também boas férias, se é o caso.
Beijinhosda Utilia
teresa disse…
olá amiga , já comentei antes , mas acho que não entrou ..

boas férias , descansa muito , e diverte-te ..
beijo ...

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA