ORAR COMO?

“Se alguém se envergonhar de Mim e das minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem, Se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” (Mc 8,38)


Quero escrever, mas faltam-me as palavras com sentido .
Como se elas tivessem um sentido…Ou talvez porque eu mudei o sentido das palavras na minha vida, mas não mudei o sentido da Vida, ela é e foi sempre com Deus e com os outros.
Retirar as palavras do saco, organizá-las, dar-lhes Vida Nova, é isso que pretendo.

Ontem eu orava pedindo por mim e para mim….Numa oração unilateral.
Meu Deus, Tu que és infinitamente bom. Mas… havia um mas: era que… algumas vezes orava na primeira pessoa, dizendo, (sim eu era educada… sempre fui): faz-me Senhor isto por favor, dá-me Senhor aquilo por favor, sabes o quanto eu preciso disto e daquilo enfim, por favor… obrigada Senhor.

E Deus de Todos, como se a boa educação não chegasse...Perguntavas-me sempre: Que fazes da Minha Vontade? Queres sabê-la?”.

Acredita que me sentia confusa, com estas questões... Já bem bastava a minha aflição e ainda tinha que remeter em questão o que pensava ser o melhor para mim e até para os outros e agora a Tua vontade...
Sabes Deus de Todos, quantas vezes baixava a cabeça e outras, até tapava os ouvidos?

Mas Tu falavas tão respeitosamente e amável que acabei por entender através da Tua Palavra. Na Bíblia.

““ Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e ser-vos-á concedido”.Jo:15:7
....
Não eram esses os meus planos...não...Mas Eram os Teus.

E eu sempre pedindo e agradecendo e, Tu sempre surdo... nada... até que por fim, lembro-me que quando ensinaste sobre a oração, contaste a parábola do homem que foi bater á porta do seu amigo, a pedir-lhe pão á meia-noite enquanto ele dormia com a sua mulher e os seus filhos.... Foi então que entoaram em mim as Tuas palavras:

“Eu vos digo: Embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido á Persistência dele e dar-lhe-á tudo quanto precisar”..Luc 11:8

E também disseste:
Digo-vos pois: Pedi e ser-vos-á dado: procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede recebe; quem procura, encontra, e ao que bate abrir-se-á.” (Luc 11:9-11)



Agia sempre pensando mais nos outros do que em mim

Quantas vezes eu coloquei o eu á Tua frente porque já estava cansada das injustiças...deste Mundo. e Tu sempre dizias: esqueceste-te dos nós, os vós e eles, porquê?

E lá voltava atrás buscá-los. Agora eu sei, antes não sabia...entregava-tos sempre... Apenas porque me pedias.

Peço-te desculpa se deixei alguns “nós”de nós para traz,

Prometo, logo que me sussurres no silêncio da Palavra terei conta do Teu projecto que será também o meu.

A irmã Emanuel diz-nos da sua experiência de oração com Deus:
Que muitos cristãos não vão além do monologo com Ele e passam ao lado de uma oração de alma a alma e de coração a coração. E ela diz-nos ainda que: isto é pena, porque para chegarmos a este diálogo de alma a alma e de coração a coração numa escuta mútua, basta querer! Diz-nos ainda que: Deus oferece-Se a nós, mas depende de nós, o Ele poder dar-Se e comunicar connosco. Aqui a nossa liberdade joga um papel primordial, Deus faz em nós o que nós decidimos deixá-Lo fazer.

Depois de ter suplicado a Deus para realizar os nossos desejos, chega o dia em que nos colocamos esta questão.

<>. Ele está vivo, tem coração, será que tem a Sua opinião sobre o assunto? E se for diferente da minha?

Eu sinto que é precisamente neste momento, nesta hora, neste minuto e neste segundo que tudo pode mudar e das duas uma:
Ou eu abro o meu coração e escuto a vontade de Deus sobre a solução ou eu fecho-me a esse desejo com medo de ser contrariado.
Que faço eu?
Utilia

Comentários

Gisele Resende disse…
Amiga,

abra o seu coração e escuta a vontade de Deus. Mesmo que a contrarie pois logo, logo Ele trata de mostrar o seu sinal e nos guia ao caminho certo e quando chegamos lá percebemos o quanto perdemos tempo, o quanto fomos tola em não confiar em Deus absolutamente. Abandonando-nos em nossa vontade é assim que Ele nos ensina a nova vida. Ao nascimento de um novo homem/ uma nova mulher. Há um tempo rasguei o véu que me impedia de enxergar com mais lucidez e venci o medo. Contrariei a mim mesma e me joguei na vontade de Deus. Sabe o que aconteceu?! Hoje sou muito mais feliz pois encontrei um tesouro. Descobri inteiramente que Ele habita em mim. Não estou só.As vezes desvio, caio, me distancio aí volto aquele momento em que nos encontramos, verdadeiramente em oração, pela primeira vez. Isso realmente é possível! Quando Ele aliviava meu coração dizendo: " vem, segue-me. Nascerá de novo... basta acreditar que o impossível acontecerá. E desde então muitas coisas que eu considerava impossível em minha vida vem acontecendo,

obrigada pela partilha,

Beijinhos

Gisele
Ailime disse…
Amiga Utília,
Um "post" muito interessante sobre a oração.
Como orar? Eis a grande questão. Parece fácil mas não é! O nosso coração, o nosso sentir terá que ser verdadeiro e acreditar no "Faça-se"!
"Deus faz em nós o que nós decidimos deixá-Lo fazer." É isso, pois Jesus também disse que Fé "é crer verdadeiramente na realização da Sua Palavra"!
Então humildemente oremos ao Senhor com todo o nosso fervor, com toda a nossa alma, de coração sincero e Ele atender-nos-á.
Bem haja por esta bela catequese que aqui nos deixou hoje.
Um beijinho e votos de uma boa semana.
Ailime
(Grata pela visita ao meu cantinho).
RETIRO do ÉDEN disse…
Eis a questão difícil de decifrar/resolver/optar.
As interpretações da Biblia...podem ser várias, consoante por vezes os nossos quereres assim interpretamos..está correcto, ou não? como saber?
Dai, o nosso livre arbítrio.
Deixarmos que ELE seja o nosso "Comandante" do nosso navio de tempestade...para vermos melhor o mar calmo e tranquilo que ELE deseja para todos nós.
Assim seja, Ámen.
Bjs. sinceros e carinho
Mer
Fá menor disse…
Colocar-se nas mãos de Deus, entregar-se-lhe, e aos que se amam, diariamente é, quanto amim, uma boa oração.

Boa semana!

bjins
Utilia Ferrão disse…
Gisele
Obrigada pelo teu testemunho.
Entrgar-se á vontade de Deus, confiar nEle.
Uma santa semana e que Deus te abençoe
Beijinhos da amiga
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Ailaime.
É verdade que na oração é necessário, fé como um grão de mostarda, humildade como a da Cananeia, confiança como Maria nas bodas de Canan, e deixar o Espirito Santo trabalhar em nós .Acreditar que o que se pediu em oração nos será dado.
É isso
Beijinhos da Utilia e obrigada pela ajuda
Utilia Ferrão disse…
Amiga Mer obrigada
O teu comentário ajuda-me a compreender que a Palavra é mais dificil de compreender que de colocá-la em prática.
Beijinhos
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Fa
Uma oração nada complicada
E também faço isso.
Obrigada
Beijinhos da Utilia
Laura disse…
Olá Utilia, há quanto tempo!

A oração é a nossa caminhada em direcção ao bem, à paz e ao amor...
É viver em consonância com a humildade, caridade, entreajuda...é tudo isso que nos faz sentir realizados ao ajudar quem menos tem...

É aquele abraço que te deixo, desejando Luz, Paz amor, amizade...um beijinho da laura
Querida Utília,
Confiar Nele antes de mais nada porque Ele sabe o que é melhor para nós. Confesso que "rezo" pouco e principalmente não para mim mas esta frase "não te envergonhas..." é muito importante para mim e sigo-a. Ao longo do dia, vou encontrando várias razões de acreditar Nele mas é mais quando estou na Sua casa que escuto a Sua palavra e que Lhe digo "ainda bem que me chamaste a Ti de novo porque desde que voltei a estar contigo e Tu comigo a minha vida mudou de rumo. Agradeço-Te muito por isso e por tudo o que me dás".
Foi muito bonito o acto de conseguir as últimas vontades deste doente. Não conhecia esta música "Puisque tu pars" e fui à procura dela na internet. Encontrei-a e descobri-a com lágrimas nos olhos. Lembrei-me da surpresa que fiz ao meu marido no dia em que festejamos os nossos 36 anos de casamento, em que ficou muito emocionado quando lhe mostrei o meu poema e que lhe cantei uma canção de amor foi aqui. Porque nestes 36 anos e não nos 40 ou 50 ? Porque era nessa altura que eu queria dar o meu testemunho, que tinha redescoberto esta música um pouco antes e porque nunca espero para amanhã o que posso fazer hoje.
Beijinhos da
Verdinha
Artur Giovanni disse…
Gosto muito de bater um papo com Deus. Mesmo andando pela rua, fazendo algum trabalho ou concentrado em uma coisa. É como se eu estivesse olhando para Ele e ele sentando ao meu lado ouvindo e falando. rssss A oração não precisa ser cheia de palavras bonitas, basta a simplicidade.
Abração.
Dulce Gomes disse…
Amiga Utília nem sempre conseguimos escutar a resposta ao diálogo com Deus, faz-nos achar que é um monólogo. Mas mais cedo ou mais tarde a Sua resposta far-se-á ouvir e sentir.
Eu também estou esperando por algumas...
Um abraço muito amigo em Cristo
Utilia Ferrão disse…
Laurinha
Que linda a tua concepção de oração é perfeita, está tudo dito.

Obrigada por teres passado por aqui.
Sempre tão bondosa e cheia de alegria.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Verdinha
Tens razão
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
Viver cada minuto, cada segundo como se fosse o último.

"Confiar nEle antes de mais nada pois Ele sabe o que é bom para nós".
É isso boa lição
Obrigada pelo testemunho
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Giovani
Meu amigo, estou mesmo a ver que tens a linha direta lá para o Alto.
Também vou começar a bater papo com Ele.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Dulcinha
É verdade que ás vezes somos de compreensão lenta.
E ainda por cima dizemos que Deus é surdo
Perdoai-nos Senhor.
Obrigada pelo teu comentário tenho-o em conta.
Beijinhos
Utilia
malu disse…
Amiga Utilia,

Gostei muito do que li e preferi não ler os comentários acima, ainda, para apenas falar da minha experiência. Há uma coisa que em oração é fundamental: perseverar, o que de princípio custa a todos, mas, o que tenho vindo a receber disso, é uma certeza cada vez mais firme de que Ele está sempre "lá". No silêncio ou não, ouve-nos e nos responderá quando e como quer. Assim Ele nos vai tornado pacientes e humildes. Nessa perseverança, vamos também ganhando uma vontade imensa de O procurar cada vez mais e tendo-O como o Amigo que de verdade escuta e atentamente. Esta convicção é a maior graça que posso receber - na esperança que vai crescendo e na forma em como me molda - Ele, à sua vontade e à sua maneira. Se insistirmos na nossa, cedo desistimos e a entrega não acontece. É a perseverança que nos leva até aí e quando começamos a "permanecer nEle". E assim, Ele em nós. A partir daqui tudo é oração, aceitação e gratidão.

Que Deus te abençoe e nos ilumine a todos e de maneira que em qualquer circunstância não nos falte nunca a confiança.

Bjs.
P.S. Gosto muito do novo 'look' do Blog ;)
Lírio disse…
O silêncio é a resposta para todas as questões. Ele manifesta-se nessa linha que tão poucos ouvem...

Abraço
teresa disse…
a oração , na minha opinião a parte mais importante em que podemos fortalecer , e crescer na nossa fé ..
é na oração que vemos as respostas ás nossas perguntas , e o alivio perante as nossas incertezas ..
gostei do texto ..
beijinhos grandes ..
Utilia Ferrão disse…
Malu.
È verdade que a Perseverança,é mesmo importante na oração.
Permanecer nEle e Ele em nós.
Obrigada pela tua ajuda é muio importante,o que cada um trouxe aqui de mãos dadas na oração.
Beijinhos da Utilia.
Utilia Ferrão disse…
Lirio
Obrigada.
Trouxeste-nos aqui um contributo importantissimo na oração, muito importante...
É no silêncio que se escuta tantas vezes a Deus a nós e aos outros.
Beijinhos
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Teresinha
Pela oração,tornamo-nos maiis fortes,e crescemos na fé é tambémalém do que dizes uma maneira de nos aproximarmos de Deus.
Obrigada pelo teu contibuto nesta oração de mãos dadas.
Beijinhos
Utilia
Senhora Utilia,hoje resolvi espreitar o seu cantinho.E só posso dizer-lhe que em boa hora o fiz.Li algumas das suas postagens, e gostei muito do que li.A postagem"As aparências iludem" plenamente de acordo, aliás gostei de tudo mesmo do que acabei de ler.Prometo que hei-de voltar.Gostaria neste momento de lhe dizer mais coisas,mas confesso que as palavras acabaram de "fugir" pois eu humilde cristã sou mesmo pequenina.Mas quero aprende e por isso hei-de voltar.Obrigada e receba um beijinho da Zézinha C.
Pena disse…
Estimada e Linda Amiguinha:
A maneira como pensa e aje com Ele é delicioso e repleta de ternura enorme.
Fiquei estupefacto e maravilhado pelos vossos comentários que irei responder um(a) por um (a).
Amanhã regresso onde me encontrava.
Todo aquele que entra nesta ENORME família jamais será esquecido(a).
Vocês são deslumbrantes. De uma amabilidade de sonho. Lindos e lindas.
Responderei à vossa visita ainda hoje ou quando tiver tempo para corresponder ao vosso afecto GIGANTE que não esqueço, nem poderia.
Beijinhos mil de imenso respeito e estima.
Sempre a admirá-la

pena

MUITO OBRIGADO!
Graça Pereira disse…
Temos sempre medo de afirmar com todo o coração...e com a vida..."Faça-se a Tua Vontade e não a minha"...No dia em que descobrirmos que a vontade Dele...é a nossa felicidade...a dúvida está resolvida...Passei por aí... e olha, agora estou mais leve e descansada.
Beijo
Graça
Utilia Ferrão disse…
Amiga Maria
Obrigada por ter passado
Passe sempre assimsomos mai
Beijinhos Utilia
Utilia Ferrão disse…
Salvo erro assim somos mais
e já agora mais fortes
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amigo Pena
Tem sentido não tem?
A vida com Fé.
Beijinhos da Utilia
E férias felizes
Utilia Ferrão disse…
Gracinha
Obrigada pela ajuda.
"faça-se a Tua vontade e não a minha".
A vontade de Deus...Que quer Ele?´O melhor para mim concerteza.
Obrigada
Bijinhos.
Utilia

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA