29º DIA DA QUARESMA
Percorrer as páginas da Bíblia sem sentir verdadeiramente quem é o Filho de Deus é como, que navegar num rio contra a corrente, é difícil e não se consegue.
Por outro lado conhecê-L
o implica, segui-Lo, mas o problema é que segui-Lo é muito complicado, sim, porque Ele veio para os pecadores, os pobres, os desamparados os que sofrem etc. etc.
Ele ensinou-nos a reconhecermos os sinais:

_ Será que eu estou sensível aos sinais que Jesus vai colocando na minha vida através do Seu Espírito Santo?

Tantas vezes as coisas, os factos acontecem e até se pede a Deus ajuda mas… depois de tudo ter acontecido e termos encontrado a paz e tantas vezes a solução para tal ou tal problema:

_Será que sabemos reconhecer a mão bondosa de Deus e a singela intervenção do Espírito Santo de Jesus Cristo?

Vamos com Jesus relembrar:
A cura dos dez leprosos
“Ora, como Jesus caminhasse para Jerusalém, passou através da Samaria e da Galileia,
Ao entrar numa aldeia, dez leprosos, vieram ao seu encontro. Eles pararam á distância e elevaram a voz para lhe dizer: “Jesus Mestre, tem piedade de nós”. Vendo-os Jesus disse-lhes”. “Ide mostrar-vos aos sacerdotes”. Ora enquanto iam, foram purificados. Um dentre eles, vendo que estava curado, voltou, dando glória a Deus, em altas vozes. Lançou-se o rosto por terra aos pés de Jesus, rendendo-lhe graças: ora era um samaritano. Então Jesus disse. E os outros nove onde estão? Não se achou ninguém entre eles para voltar e dar glória a Deus; a não ser este estrangeiro. E Ele lhe disse, levanta-te, a tua fé te salvou. Lucas 16:11-19

Pergunto, porque não se aproximaram eles de Jesus e pararam á distância?

(Claro que tiveram que elevar a voz pois só assim, pensavam ser ouvidos.)

Não foram purificados logo de repente, isso aconteceu enquanto foram caminhando.
Podemos comparar esta parte aqui com a nossa caminhada que estamos a fazer a caminho da Páscoa, vamos caminhando e vamo-nos purificando a nossa lepra e ficamos curados.
Claro que há uma condição e essa foi preenchida cuidadosamente por todos os protagonistas, em todas as parábolas de Jesus.
A Fé.
Relembramos a fé da Cananeia, a fé do centurião e outros… (Jesus insiste muito na tua fé).
Jesus ficou sensível ao gesto desse estrangeiro que independentemente da sua condição soube agradecer a quem lhe fez bem e ao voltar a trás aproximou-se de Jesus, e tão perto que estava prostrado com o rosto aos pés de Jesus.
Jesus perguntou-lhe pelos outros…

Será que este estrangeiro deveria ter feito algo para ter levado os outros consigo?

Esta questão faz-me lembrar que tantas vezes me esqueço que sozinha não sou igreja,
Acho este episódio, da vida de Jesus duma tal subtileza que ao lê-lo fico a pensar: ….

_…Quantas vezes Deus me deu oportunidades, me deitou a mão, quando estava num buraco sem saída, quantas vezes pedi e fui atendida?

Tantas e tantas …mas, acreditem, que nem sempre consegui reconhecer a Sua mão, outras vezes só mais tarde me apercebi de que Ele estava por traz de tudo e havia um plano para cada um de nós.
Utilia
Amanhã estaremos com a amiga Canela na continuação da nossa caminhada para a Páscua

Comentários

Gisele Resende disse…
Amiga Utilia,

que bela reflexão... me fez ir a longe e vasculhar todo o meu passado e os meus pensamentos com essa sua meditação e a questionar-me será que estou retribuindo o suficiente a Deus?! sempre fica a sensação que não... que poderia fazer mais. Mas há algo muito interessante. Sinto que já não sou mais a mesma. Sinto que "aos poucos" estou ganhando nova visão.Desde que fui tocada por Cristo. Que Cristo vai nos lapidando, no seu tempo,nos conduzindo ao serviço e no caminho não que desejamos mas sim no que é melhor para nós. As vezes pode ficar uma sensação de vazio. Mas a medida que crescemos na fé que nos motiva a ir em sua direção vamos conhecendo mais e mais os seus propósitos... Somente a fé nos faz reconhecer a tudo. Desde as grandes até as mais pequeninas intervenções de Cristo em nossas vidas ...sendo o dom da vida a maior delas e a devolução dela, igualmente, pois muitas foram as vezes que precisei renascer novamente. Levantar e andar. Pois o caminho da fé. É árduo. É luta e batalha. Água a se movimentar. Constante renovação. Assim Ele nos ensina, também, em toda a sua pregrinação. Em todo o seu Calvário até o fim... O importante é não pararmos. Caminharmos sempre... até mesmo quando os milagres não acontecem, milagres que desejamos, não significa que Ele não está nos tocando. É difícil entender. No primeiro momento pensamos apenas nas nossas realizações. Mas nem sempre o que pensamos pode ser o melhor para gente. Aos poucos Ele vai nos dando esse discernimento e vamos entendendo pela nossa entrega e confiança...

"...se entrares para o serviço de Deus, prepara a tua alma para a provação. Humilha o teu coração e sê constante, não te pertubes no tempo do infortúnio. Conserva-te unido a Ele e não te separes, para teres bom êxito no derradeiro momento. Aceita tudo o que te acontecer, e nas vicissitudes da tua humilhação tem paciência, porque no fogo se prova o ouro..." Eclesiástico 2:1-5


beijinhos,

obrigada pela reflexão,

Gisele
joaquim disse…
Obrigado Utilia por esta reflexão que me serve e vai servir para tantas coisas que não imaginas sequer.

Da tua reflexão há muito, muito a reter, mas debruço-me sobre esta pergunta que tu mesma fazes:
«Pergunto, porque não se aproximaram eles de Jesus e pararam á distância?»

Sabemos que os leprosos eram proscritos, marginalizados, afastados da sociedade, por isso não se aproximaram de Jesus.
Mas temos que ver nesta especificidade da Palavra a verdade da vinda de Jesus e a Sua contínua prática: Ele veio para os pecadores, para os marginalizados, para os ostracizados, para aqueles que se julgam pedidos e sem remissão.
Assim Ele ouviu-os e atendeu-os, como faz com cada um de nós.
Mas procedemos nós de igual modo, ou o respeito humano impede-nos de nos aproximarmos dos marginalizados e com eles mostrarmos e fazermos caminho?

Mais uma vez se percebe a riqueza constante da Palavra de Deus em que sempre vamos descobrindo, por Sua graça, coisas novas, porque »Ele renova todas as coisas». Ap 21, 5

Abraço amigo em Cristo
Utilia Ferrão disse…
Amiga Gisele
Acho que Jesus está ao nosso lado e vai trabalhando em cada um de nós, e também mesmo quando nos sentimos vazios é nesse momento que estamos prestes a renovar todas as coisas.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Obrigada Joaquim.
Fico feliz que esta reflexão sirva para pensarmos e eu a primeira
Abraço amigo em Cristo
Utilia
Dulce Gomes disse…
Olá amiga Utília.
Começo por te dizer dizer que hoje já te visitei algumas vezes. Leio e saio meditando. Volto com o intuito de comentar e saio meditando e agora tem mesmo que ser.
Começo pela tua primeira pergunta: estarei atenta aos sinais de Deus? farei eu silêncio para o escutar?
Quando Deus me atende, eu agradeço sempre? Com qual leproso eu me identifico? Quantas vezes, eufórica por estar bem, esqueço de parar e dizer: Meu Jesus, obrigado"

Mais à frente vemos o exemplo de Jesus, que sem descriminar os curou. E eu? que atitude tenho para com aqueles que aparentemente são mais desfavorecidos?
Reconheço-me aqui, como no inicio do caminho, como se nada fosse e nada soubesse. Sinto que tenho tudo para aprender e tanto que melhorar e restaurar...

Amiga que o Espírito Santo nos ilumine e inunde da Sua Sabedoria, nos cerque de amor e que ele transborde até quem nos cerca, sem escolher, nem descriminar.

Obrigado minha amiga pela tua rica reflexão.
Beijo em Cristo e Maria
Canela disse…
"Jesus perguntou-lhe pelos outros…"

Amiga Utilia; deixaste-me a pensar... e o que me ocorre, que nos dirá JESUS, quando nos formos apresentar a ELE?

Será que não nos irá questionar, pelos "outros"? Afinal, ELE padeceu por todos nós!

A Paz de Cristo
Rosa disse…
Senhor, aos que em Ti crêem, Tu realizas maravilhas...
Que nós os teus discípulos saibamos "voltar para trás" e dar-Te graças.
Ir até Ti agradecer tantos e tantos dons que nos dás gratuitamente...
Agradecer o que de maior nos dás, o Teu amor.

Abraços
malu disse…
amiga Utilia,

Também gostei muito desta reflexão e retive-me em : "(Jesus insiste muito na tua fé)". Ele ouve-nos sempre, mas nem sempre queremos esperar, confiar e/ou usar a fé que nos pede. Tantas questões mais que nos pões e a quantas mais já podia dizer o que ocorre mas ficaria extenso e o importante já o disseste tu.

Obrigada e bjs!
Tetê Guimarães disse…
Oi Utilia!Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão!! Agora eu sei ouvir e ver Deus em cada fato corriqueiro do dia a dia, mas nem sempre foi assim. Eu pedia um milagre e ficava esperando que ele viesse acompanhado de trombetas... E os milagres acontecem no silêncio e na simplicidade da vida! Obrigada pela visita! Bjks Tetê - Manancial
Fá menor disse…
Os sinais de Cristo no mundo e na nossa vida hoje, como naquele tempo, são muitos... mas quantas vezes a nossa atenção está voltada para outras esferas ou os nossos sentidos adormecidos. Outras vezes, até percebemos, mas somos mal agradecidos...
Pedir até pedimos, quando o nosso orgulho deixa, mas para agradecer, quantas vezes não vamos adiando?!

É hora de tomar consciência das nossas faltas de amor...

Obrigada, amiga, por mais este passo na caminhada.

Beijinhos
Utilia Ferrão disse…
Amiga Dulce
Jesus não descrimina ninguém, é verdade e ainda mais E elepede-nos para sermos seus instrumentos.
Beijinhos minha amiga e bom fim de semana
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Canela
Minha amiga é talvez por isso que ainda andamos por aqui, para fazermos caminhada com os outros.
Beijinhos e bom fim de semana
Utilia Ferrão disse…
Rosinha
Oro contigo e acrescento e por aqueles que não creem, não adoram e não vos amam.
Beijinhos minha amiga da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Malu
A falta de fé nega todos os principios divinos.
Beijinhos e bom fim de semana.
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Fa
Vamos agradecer tudo o que Jesus tem feito nas nossas vidas em nosso favor e connosco para os outros.
obrigado Jesus.
utilia
Pena disse…
Estimada e Simpática Amiga:
Um belo POst sobre a marca do amor e de Deus,em Quem crê. Acredite sempre Nele. Era bom..

Parabéns. É linda, a Sua mensagem. Significativa e preciosa.
Beijinhos amigos de estima.
No maior respeito e admiração constantes e sempre presentes.

pena

MUITO OBRIGADO pela sua simpatia.
Bem-Haja, perfeita amiga.
Escreve maravilhosamente.
Ailime disse…
Olá amiga Utília,
Passo para deixar um beijinho e desejar que de mãos dadas continuemos a caminhar firmes na direcção do Senhor que está prestes a vir de novo ao nosso encontro para com a Sua Divina Misericórdia nos acolher de novo "todos renovados".
Beijinho.
Ailime disse…
Olá Utília,
Uma reflexão bem profunda em que as questões que coloca são bem pertinentes para neste tempo quaresmal, propício à meditação e conversão fazermos um ponto de situação sobre a nossa relação com Deus, connosco próprios e com os nossos irmãos.
Que Deus nos ajude nesta caminhada a ir de encontro ao Seu Misericordioso Filho renovados para com muita alegria O recebermos no nosso coração.
Um beijinho.
Utilia Ferrão disse…
Amiga Teté
É verdade que o maior milagre é conseguir o seu dia á dia sem falhas.E esse ninguém consegue.
Obrigada.
Beijinhos da amiga Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amigo Pena
"amor e de Deus,em Quem crê"
Meu amigo eu creio e acho que o pior mal que me poderia acontecer era o vazio da falta de fé.
Obrigada pela sua vinda sempre por aqui.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Ailaime
Que dEus nos ajude nesta caminhada
Beijinhos da Utilia
laureana silva disse…
DE MÃOS DADAS
Sigo há pouco tempo o seu blog, porque não conhecia, mas estou a gostar muito. Tem muita espiritualidade- Vi o seu perfil e diz ser voluntária em também gostava de ser voluntária, reformei-me há pouco, mas não sei como hei-de fazer. Deixo-lhe o meu e-mail
caso queira responder-me: laureanazsilva@gmail.com
Um abraço em Cristo
Maria

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA