20º DIA DA QUARESMA

Seguda feira 8/3/2010




20ºDIA DA QUARESMA

Reconheces que Deus está presente no mundo, que está sempre ao lado do homem?

Há uma parábola que me deixa sensível a esta questão
A fé da cananeia

E eis que uma cananeia veio de lá e pôs-se a gritar: Tem piedade de mim, Senhor, filho de David….Seus discípulos aproximando-se fizeram-lhe este pedido: Despede-a porque ela nos persegue com seus gritos.

Jesus respondeu-lhe, fui enviada apenas ás ovelhas perdidas, da casa de Israel, Mas a mulher veio prostrar-se diante Dele: Senhor, disse ela, vem em meu socorro! Ele disse, não fica bem tirar o pão dos filhos, para atirá-lo aos cachorrinhos.
É verdade Senhor! Disse ela; mas os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então Jesus lhe respondeu: Mulher grande é a tua fé.
Suceda-te conforme queres. E a sua filha foi curada desde aquela hora. Mateus 21-28


A fé, a confiança e a humildade desta mulher assim como a resposta de Jesus levam-me a pensar que Deus está com qualquer pessoa, que o implore com fé, e com humildade, mas por outro lado muitas vezes nós reagimos como os discípulos e, preferimos não ouvir e afastar os gritos da dor da aflição, sim porque eles incomodam.

Há momentos em que a simplicidade, a honestidade, a humildade a gratidão, a alegria, o altruísmo, a amizade e tantos outros valores destoam em certos cenários, e mais parecendo até uma utopia… mas esses valores são os valores da nossa Essência, e eu acredito neles eles fazem o Homem Digno e á imagem e semelhança de Deus.

A capacidade vital de reflectir fica-se pasmada com certos quadros de vida vejamos o exemplo dos discípulos e o exemplo da cananeia...
É Este o Homem que o nosso Deus criou, um homem com tantas qualidades
Que sabe que nada vem do nada, mas que Deus pode tudo, sabe que nunca consegue apanhar uma nuvem, nem parar o vento …mas por outro lado sabe que nasceu, vive e morre e que Jesus veio até nós como sinal de Esperança...

Estamos na Quaresma, a caminho da Páscoa é preciso jejuar de quê e como?
é preciso conversão, é preciso mudar, cuidar “da figueira,” tentar novamente, ser filho pródigo, ser como um grão de mostarda, ter fé como a cananeia, gritar de dor para incomodar.
Será que todas estas coisas são evidentes no nosso mais íntimo?
E portanto eu oiço-as tantas vezes e quase que me entram pelos olhos, sei-as de cor e salteadas como uma lição aprendida e recitada, mas não é isto que pretendo, quero ir mais longe, quero que elas venham da minha essência com abertura para uma prática, sucessiva numa senda direita, numa partilha próxima, num amor ao Próximo, num realismo social e sociável, passando numa límpida e transcendente linguagem, com gestos e actos sentidos e vividos em Harmonia.
E eis a questão essencial que me coloco e que vos coloco:

A tua vida dá os frutos que deveria dar, ou seja, pões a render em favor de todos, os talentos que possuis?

Falar por falar não vale a pena… Faço-vos uma confidência sinto-me tão longe da meta que tracei que quase me vejo no princípio da caminhada...

Mas de repente vem-me uma frase mágica… mas porquê magica?
Porque ela deita o meu orgulho e a minha vaidade por terra...

Chorei porque não tinha sapatos, até ao dia em que vi alguém que não tinha pés”
Hellen Keller

Tão centrada num Deus teórico acabo por me esquecer que eu e o outro fomos criados á Sua imagem e semelhança, e que nas alegrias e nos dissabores da vida lá diz o ditado: “Hoje teu amanhã meu”
Utilia

0 21º dia da quaresma caminharemos de mãos dadas com a amiga Canela marconsaboracanela.blogspot.com

Comentários

Reninha Catelli disse…
É... Ás vezespor termos sentimentos bons, destoamos das outras pessoas e recebemos rótulos... A amizade, o amor, a temperança, não estão mais em moda... Mas, eu prefiro ser "démodé" e continuar tentando ser igual a Jesus, seguindo o exemplo de fé da cananéia!
joaquim disse…
Um dia em que orava e meditava, escrevendo como é meu hábito, reparei que tinha escrito agardecendo a Deus o caminho que estava a fazer e que Ele me dava.
Pareceu-me então ouvir no meu coração, Deus que me dizia:
«Caminho? Mas meu filho tu ainda estás fazer as malas pata te pores a caminho! Ainda nem escolheste bem o que deves levar! Mas deixa que eu estou contigo e ajudo-te a que nada te falte se queres mesmo caminhar!»

Pois é, ainda estamos no principio do caminho, mas o importante é caminhar e deixar-se guiar.

Que Ele nos guie, servindo-se de todos e de cada um, nesta caminhada para o amor.

Abraço amigo em Cristo
Gisele Resende disse…
Amiga Utilia,

muito verdadeira a sua reflexão. Acredito, muito, que o primeiro passo para seguir Cristo é ter fé, confiança... Gritar no deserto e não se deixar pertubar por mais que venham as mãos, os pés que queiram nos fazer tropeçar... Como essa mulher que nos trouxeste... A certeza de que estamos caminhando é justamente olharmos para o início de tudo... e mesmo tendo a falsa ilusão que não andamos, nos perceber... perceber o quanto o caminhar vem nos transformando, a passar a ver o mundo com outra visão, outro contexto que nos leve a querer buscar mais e mais! e os primeiros frutos vem a partir da nossa maneira de agir, conosco e com o próximo. A nos deixar sermos transformadas pela tolerÂncia e a paciência ... a certeza de que somos todos iguais e estamos caminhando na mesma estrada.

obrigada pela partilha,beijinhos

Gisele
Rosa disse…
E depois de ler o texto fica a "quase" certeza da nossa pouca fé.
Ficamos acomodados, porque é mais fácil.
Ficamos parados, porque nos convém.
Ficamos sem agir, com medo da censura...


O Senhor diz-nos “Se tiverdes a fé como um grão de mostarda... Nada vos será impossível.”
(MT 17)

Estamos longe da fé da mulher cananeia.

Talvez seja porque ainda "não reconhecemos que Deus está presente no mundo, e faz caminho ao nosso lado"

Confiemos, e avancemos sem medos.
Isabel Gomes disse…
Que belissima reflexão nos trouxe hoje Utilia!
Vou lê-la mais vezes e meditá-la
Sabe... quantas vezes me acontece de me dizerem que eu transmito paz e bem,
no entanto eu vivo sempre com a permanente sensação de que há tanto trabalho por fazer e que eu estou quase parada, longe da meta, no inicio do caminho para o trabalho
Meu Deus há tanto por fazer, que não me sinto nem uma gota de água no teu oceano

Oro a JESUS com as suas palavras
"E portanto eu oiço-as tantas vezes e quase que me entram pelos olhos, sei-as de cor e salteadas como uma lição aprendida e recitada, mas não é isto que pretendo, quero ir mais longe, quero que elas venham da minha essência, com abertura para uma prática sucessiva, numa senda direita, numa partilha próxima, num amor ao próximo, num realismo social e sociavel, passando numa limpida e transcendente liguagem, com gestos e actos sentidos e vividos em Harmonia"

Que o Espirito Santo continui a iluminar-vos e a iluminar-nos nesta Quaresma e para sempre

Bjinho na Paz de Jesus e Maria
Isabel Gomes
Dulce Gomes disse…
Ai amiga Utília, todos nós temos momentos e até fases em que parece que o caminho é tão acidentado que o nosso caminhar não evolui(ou parece-nos)porque Deus está sempre nos impulsionando até mesmo naqueles momentos em que parecemos recuar. Estamos a aprender e a solidificar os nossos passos.
Que Deus nos ajude a ser mais e melhor e a conseguir fazer render os nossos dons conforme a Sua Santa vontade.
Obrigado pela excelente partilha.
beijo em Cristo e Maria
Utilia Ferrão disse…
Minhas SENHORAS...
Antes de mais
Deus criou o homem á sua imagem e semelhança.
Mas hoje é o dia da mulher e foi mesmo neste dia que eu dei á luz uma menina querida.
Deus gratificou-me com um presente entregando-me uma menina, maravilhoso...e antes de mais quero relembrar o quanto é bom ser mãe e sentir-se mulher.
E a todas as mulheres do Mundo inteiro e também aquelas que o são de coração eu quero felicitar neste dia 8/3/2010
Beijinhos com muito carinho para todas.
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Querida Reninha.
Pois... na verdade para não destoarmos, temos que ter muita Fé como a Cananeia
obrigada por teres vindo por aqui já sentia a tua falta
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amigo Joaquim
Pois é, tantas vezes pensamos saber tudo, estar no topo e finalmente ainda estamos a calçar os sapatos para subirmos á montanha.
Obrigada

Mas uma coisa é certa termos o sentido da orientação é óptimo
Abraço grande em Cristo
Utilia Ferrão disse…
Amiga Gisele
É verdade que se não tivermos fé como a Cananeia a caminhada fica apenas no pensamento e os sapatos rompidos.
Obrigada minha amiga.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Isabel
Não sei porquê mas Deus sabe, fez-me tão bem repetir contigo essa oração.

"E portanto eu oiço-as tantas vezes e quase que me entram pelos olhos, sei-as de cor e salteadas como uma lição aprendida e recitada, mas não é isto que pretendo, quero ir mais longe, quero que elas venham da minha essência, com abertura para uma prática sucessiva, numa senda direita, numa partilha próxima, num amor ao próximo, num realismo social e sociavel, passando numa limpida e transcendente liguagem, com gestos e actos sentidos e vividos em Harmonia"

Que o Espirito Santo continui a iluminar-vos e a iluminar-nos nesta Quaresma e para sempre.
Louvado seja Deus.
Beijinhos da amiga Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Rosa
Que verdades mais dolorosas nos trazes...
Pois é... o comodismo, o conformismo e salvo sejaa covardia, fazem de nós seres sem origem Divina e sem vida em e com Cristo.
Obrigada pela ajuda e também por teres passado.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Dulce
Tens razão por vezes não se sabe bem o que se tem cá dentro.
Os tais desertos...
Beijinhos e muita Paz
malu disse…
Amiga Utilia,

É bem verdadeque Deus está com cada um de nós, na nossa fé. Que procuremos aumentá-la, sempre - "Senhor eu crei, mas aumenta a minha fé". Todos os dias Lhe peço. Escrevi na capela um texto sobre o que levar para o caminho, baseada na passagem bíblica em que Ele mesmo diz aos discípulos que não levem mais que 1 túnica, 1 par de sandálias, e, resumindo, penso que o Senhor nos quer dizer com isso, que basta a nossa confiança, que é a fé. Gosto de criar imagens de cada Palavra Sua e faço por ver os obstáculos do caminho como aquelas provas que ainda fazemos em convívios e feiras, a correr enfiados em sacos serapilheira, a meter a cara num pratro de farinha e porque rindo tb se aprende e a cada uma dessas provas dou-lhes um nome, como: a prova de humildade, a prova perseverar, da fortaleza e por aí adiante, resumindo em tudo isso, a nossa verdadeira prova de fé ao longo do nosso verdadeiro caminho.
Obrigada por mais esta partilha, na qual nos convidas à simplicidade do discernir sobre temas tão profundos.

Beijinhos amiga Utilia.
P.S. Está bonita a nova cara do Blog ;)
teresa disse…
que reflexão profunda amiga , muitas migalhas aqui nos deixas-te para meditar ..
a nossa persistência , a nossa fé , a nossa oração , nunca é em vão aos olhos de deus ..
obrigada pela partilha ..

beijinhos ..
Fá menor disse…
Mais uma bela reflexão para iluminar o nosso peregrinar.

Se tivermos fé, nem que seja minúscula como um grão de mostarda, e a cultivarmos num coração amoroso e recto, ela germinará como esse grãozinho que se torna numa planta grande, à sombra da qual a aves se podem abrigar.

E Ele veio para os que precisam de ser curados, e não para os que não têm doença nenhuma.

Beijinhos, amiga!
Utilia Ferrão disse…
Amiga Malu.
Depois de fazer esta reflexão dei conta o quanto o caminho é longo mas atraente,doloroso mas de salutar esperança,e ainda que apenas estava a caminhar ao luar, espero uma linda madrugada...para caminhar mais e melhor,e bem acompanhada por todos muitos e tantos...
Beijinhos cheios de Esperança.
Obrigada, o blog mudou e eu também, neste momento em mim e comigo tudo muda
Utilia Ferrão disse…
Amiga Teresinha`´E verdade
Persistimos então com fé dando á nossa caminhada a verdaeira Esperança.
Obrigada e beijinhos da amiga Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga `Fa
Ele veio para os pecadores, os doentes os infelizes Ele veio para nós
Beijinhos e obrigada
Pena disse…
Briosa Amiga:
Acredite sempre no que sente. SEMPRE!
Completamente e por inteiro MÁGICO!
Sublime de paz.
É FABULOSA!
Beijinhos de parabéns sinceros. Transcendente.
MUITO OBRIGADO!

pena
Ailime disse…
Amiga Utília,
Que reflexão profunda sobre a nossa caminhada na Fé.
Também eu sinto que ainda nem sequer comecei.
Que Deus nos ajude a encetar com força e alegria o caminho que nos conduz até Ele.
Um beijinho e bem-haja por esta magnífica partilha.
Um beijinho.
Ailime disse…
Olá amiga Utília,
Muito obrigada por ter comentado o texto que coloquei no meu espaço.
O que pretendi transmitir através daquela reflexão está precisamente resumido no comentário de outro amigo logo a seguir.
Não quero dizer que nos abandonemos ao sofrimento, mas também não o subestimemos. Foi há cerca de 20 anos que durante alguns sofrimentos físicos e psicológicos que reencontrei a Luz do Senhor que com a Sua fortaleza me ajudou a sará-los.
É no meio do silêncio, da dor que Deus nos fala muitas vezes e a mim falou.
Um beijinho e bem-haja.
Volte sempre.
Ailime
Utilia Ferrão disse…
Amigo Pena
Obrigada
Muito grata
Utilia Ferrão disse…
Amigo Pena
Fiquei a pensar "Acredite sempre no que pensa"ás vezes isso não é bom... mas se forem bons pensamentos vale a pena acreditar neles
Obrigada
Beijinhos da amiga Utilia
Utilia Ferrão disse…
Ailime
Como estamos as duas no mesmo ponto, penso que estou uns passinhos mais atrás mas espere por mim que eu vou consigo.
Beijinhos e obrigada
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Marilia
seja bem vinda a mãos dadas
Obrigada

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA