A ESPERANÇA

"Cada vez que sorris a alguém, realizas um acto de amor"
Madre Teresa De Calcuta.
A esperança, é aquilo que nos anima e que nunca devemos perder.
No mundo de hoje, quase mal se ouve falar de Esperança, portanto, nos nossos hospitais essa palavra surge como ultimo grito, aquele que não desilude, aquele ao qual o ser humano se agarra.
Poderemos nós ser sinais de Esperança na tempestade da vida de tanta gente?E como?
Estendendo a mão, sorrindo, olhando, conversando estando atentos ao outro.
È tão simples e tão complicado...Tantas vezes a Esperança escondida debaixo daqueles lençóis...
lutando com a angustia,mas ela sorri e não se deixa morrer.
Até aquela mosca que rodava á volta do corpo daquela mulher era sinal de morte e ela dizia: ela anda aqui
_Quem ela?Aquela que Deus sabe...(Como se ela não soubesse...) Sim porque eu sinto-a.
Abordar tal conversa não é fácil pois não?
Bom não se inquiete eu vou enchotá-la.
Brincadeira....
ela sorri e fica-se por aí. mas mais descontraída.
Utilia

Comentários

Anónimo disse…
Minha amiga (permita que a trate assim,simplesmente porque é assim que o meu coração desejou trata-la) imagino com quantas dificuldades tem que lidar no seu dia-a-dia, tambem sei, que lá terá os seus mecanismos de defesa, para não se deixar esmorcer e, amparar quem precisa de conforto, de amor,de compreenção...nos momentos mais dificeis da vida...sei o que é estar internada(graças a Deus com situações passageiras) mas por isso, sei o quanto vale para um doente um sorriso, um gesto de afecto, uma palavra amiga, ou simplesmente um olhar afectuoso e compreensivo...quantas vezes acontece até de falarmos com uma pessoa que não conhecemos o que não podemos falar com a familia para não os desanimar..
Desejo-lhe todas as bençãos de Jesus e Maria tanto na sua vida profissional como na vida pessoal para que seja uma Luz do Amor de Deus
junto de quem tanto necessita
Beijo do coração
Isabel Gomes
Gisele Resende disse…
Olá amiga Utilia,

muito lindo o que você escreveu e muito importante também ! Sabemos o quanto devemos levar a paz e a tranquilidade. Pois quando estamos no convívio hospitalar tudo já fica muito triste e sombrio a espera de respostas e aceitações . Manter acesa essa luz de fé, amor e caridade é primordial para que mantenhamos acesa a luz da esperança, que vem a ser a coragem de sempre acreditar na melhora, mesmo que ela não venha! Para que possamos manter a dignidade do ser a cuidar mesmo durante a sua morte.
Querida Utilia, estou muito feliz em ver enfermeiros, como você, tão dedicados a pessoas que tanto precisam. Precisam, principalmente, de carinho e atenção. Claro que a tecnologia da medicina e as medicações ajudam, mas o amor e a dedicação, sabemos, que faz toda a diferença. A vulnerabilidade do Ser quando está doente é muita há muitos medos, é como se a morte cada vez ficasse mais próxima.E tudo fosse se acabar de uma hora para outra .E isso assusta muito... Encontrar pessoas que visam o amor ao próximo e a cuidar principalmente da alma, mesmo sem saber que o faz é extremamente importante e confortante!

beijinhos,

Gisele.
Canela disse…
Minha querida amiga;

(é assim que a vou sentindo cá no meu coração)

Por vezes essa esperança pode ser dada, por uma pequena festa na fronte, apertar a mão, uma breve caricia nos cabelos... parece pouco... mas não é!

Tanto não é, que por vezes nem a familia o faz!

A Paz de Cristo
Hoje, neste momento, preciso pedir esperança.
Em verdade, minhas orações não funcionam tão para mim, mas mais para as pessoas. A esperança é verde, branca, lilás;
Passei para desejar um maravilhoso Domingo e perdão pela demora em escrever, estou sempre pensando nos amigos do blog. bjs.
Elaine Santos disse…
Utilia que a paz de Cristo esteja contigo!
O amor pode ser manifestado nos pequenos gestos e como é maravilhoso saber que o Senhor suscita servos/irmãos para estarem cuidando de seus enfermos aqueles que são provados através da dor,misério que o própri Cristo viveu por cada um de nós.
Sabe Utilia fazem 3 anos que minha mãezinha foi morar no céu,vitima de uma doença Esqueriodermia sistemica sem cura ,auto imune,que matava em nov meses,mamãe permaneceu com ela nove anos,Deus operou milagres ,conversões através do testemunho de vida da minha mãe,no meu coração ficou a saudade e a gratidão por ter uma mãe tão guerreira,cuidei dela por muito tempo,e agradeço a Deus por isso.
Minha querida amei seu cantinho e peço a Deus pelo Dom de sua vida e por todos aqueles que tem a graça de ser atendidos por seus cuidados.
Com amor fraterno
Paz e Bem
teresa disse…
olá amiga utilia ,,,
eu tenho uma grande admiração por aquilo que você faz , por todas as coisas que não tinha obrigação de fazer mas faz por amor a deus e ao proximo ...
que deus nos dé sempre esperança , para continuarmos e nunca desistirmos .....

beijinhos
Dulce Gomes disse…
Olá minha amiga Utília. A minha querida irmã, a Isabel Gomes deixou-te um comentário que junto com todos os outros já disseram tudo, sobre a importância de tratar um doente com amor e o quanto pode ser importante um simples gesto.
Eu dir-te-ei que eu e minhas irmãs também temos a experiência de tratar duma pessoa que dependeu de nós durante 5 anos presa a uma cama: a minha mãe. Ampliando toda essa nossa experiência conseguimos chegar um pouco perto da tua vivência e entendê-la um pouco. Por isso, obrigado minha amiga por seres assim. Um ser humano sensível e que sofre com o sofrimento dos outros. Bem-hajas minha amiga. Se Deus te deu essa missão é porque foste escolhida para ela.
Um beijinho do coração.
Utilia Ferrão disse…
"a luz da esperança, que vem a ser a coragem de sempre acreditar na melhora, mesmo que ela não venha! Para que possamos manter a dignidade do ser a cuidar mesmo durante a sua morte."
Exatamente amiga Gisele

"Claro que a tecnologia da medicina e as medicações ajudam, mas o amor e a dedicação, sabemos, que faz toda a diferença."
Gostei
Beijinhos
Da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Isabel"que lá terá os seus mecanismos de defesa, para não se deixar esmorcer e, amparar quem precisa de conforto, de amor,de compreenção...nos momentos mais dificeis da vida"
Falando de mecanismos de defesa
Primeiro quando se dá recebe-se sempre simplesmente é necessário saber receber
Segundo viver a vida tal como se apresenta
chorar quando se precia, rir quando se devee com muita vontade.
Brincar quando se deve e pode e ficar em silêncio também ás vezes e claro a vida tem mais sentido quando vivida na fé.
Isabel, o seu nome trouxe-me á memória alguém que conheci há muito tempo, uma amiga
Beijinhos e obrigada pela partilha
Utilia Ferrão disse…
"Por vezes essa esperança pode ser dada, por uma pequena festa na fronte, apertar a mão, uma breve caricia nos cabelos... parece pouco... mas não é!
Apenas para meter em destaque as suas palvras que considero muito importantes
Obrigad por estas palavras de Esperança
Beijinhos da amiga Utilia
Utilia Ferrão disse…
Mri
Obrigada pelas tuas orações
Beijinhos da amiga uUtilia
Utilia Ferrão disse…
milagres ,conversões através do testemunho de vida da minha mãe,no meu coração ficou a saudade e a gratidão por ter uma mãe tão guerreira,cuidei dela por muito tempo,e agradeço a Deus por isso.
Elaine Cristina
Como sempre tenho dito: aqueles que sofrem deixam-nos a sabedoria do viver ensinam-nos a amar mais e melhor, basta apenas querer ajudar
Venha sempre e obrigada pela partilha
Beijinhos
Utilia Ferrão disse…
Dulce
Compreendo o quanto conseguiste aprender e receber ao cuidar da tua mãe com amor e carinho
Fico
Grata pela partilha.
Beijinhos amiga

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA