quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FAMILIAS DOS DOENTES TERMINAIS

"




Cada vez que sorris a alguém, realizas um acto de amor"
Madre Teresa De Calcutá


Voltamos ao acompanhamento.
O Papel da família, no acompanhamento ao doente na fase terminal, é de extrema importância.
Mas como integrar a família neste trabalho?
Isto requer formação, e essencialmente uma motivação, tanto da parte dos formadores como dos formandos.
A formação das famílias, muitas vezes faz-se no meio hospitalar, e tem a ver com certos pormenores que podem facilitar a humanização dos cuidados, com um ou outro problema, que vai aparecendo, essa integração e formação, os enfermeiros procuram fazê-la com muitos saberes e respeitando sempre a dignidade humana.
Quando um familiar participa no acompanhamento integrado na equipa, levando também o paciente a participar em certas decisões vive-se melhor o internamento, vive-se melhor a morte. Isto porque ao longo das diversas fases da doença há um progressivo trabalho que se vai fazendo com todos os participantes.
Muitas vezes é necessário a colaboração da psicóloga e da identidade religiosa além da equipa já existente.
O que por vezes, é muito mau é ver o familiar degradar-se e o "não poder fazer nada".Sente-se como que um sentimento de culpabilidade. Aí os enfermeiros têm um trabalho importante que é o de investir na formação ensinando-os a maneira como podem ajudar .




Nós sabemos que um familiar bem formado pode ajudar o paciente e será uma mais valia na qualidade de vida deste. Podemos explicar por ex. ao acompanhante o quanto é importante num momento de crise de angustia do doente o benéfico, que se pode obter mantendo-se calmo e aberto, segurando-lhe a mão ou simplesmente estando presente em silencio. Por vezes dei conta que era mais eficaz nestes casos uma presença calma e apaziguadora que o efeito do ansilitico.

.






Continuarei este assunto,




Espero as vossos comentários




.

8 comentários:

Nova Civilização disse...

Sou enfermeira e por inúmeras vezes acompanhei de perto o sofrimento e a dor, tanto da família quanto do paciente. Mesmo com o preparo que a profissão nos coloca, ficamos muitas vezes sensibilizados por tantas vidas que sofrem, e nos perguntamos porque de tanta dor. Aprendi que mesmo com tanta ciência e tecnologia, o maior avanço é Deus. O melhor caminho é Cristo. O nosso conforto. A nossa Paz!

DE MÂOS DADAS disse...

Nova civilização
Na verdade os que cuidam,e essencialmente os enfermeiros, esses ninguém se lembra deles é verdade.
Essa classe de profissionais tão nobre, que cuida da vida desde o nascer até morrer passa despercebida, basta ver a miséria do salário que ganham em relação a outros licenciados.

Na verdade Deus é mesmo o máximo para aqueles que têm fé... Cristo é o maior Cuidador, é verdade... mas nem todos acreditam nisso.
A nós o papel de evangelização
Obrigada Nova Civilizaçãao

teresa disse...

minha querida amiga continue o bom trabalho que tem feito , pois as vezes não é de um remédio que o doente precisa , mas de uma palavra amiga , de uma mão estendida ,
e isso não é qualquer um que sabe fazer ,,,
é preciso ter amor pelo ser humano , saber escutar ,transmitir-lhes a paz que eles nesse momento procuram , e isso infelizmente são poucos os que sabem fazer .
beijinho e continue nessa missão ,,,,,,,

Artur Giovanni disse...

Obrigado por passar em Meu Blog.

Deus te abençoe.
Artur Giovanni
www.arturgiovanni.blogspot.com

Dulce disse...

Minha amiga que assunto pertinente este. Actual e necessário de se falar. Sei como é doloroso conviver da melhor maneira com este problema, já o vivi bem de perto e dói que se farta. Bem hajam todos aqueles que se disponibilizam e se doam a tão nobre missão nada fácil porque requer um dispendio permanente de amor, energia e coragem. Mas nada que Deus não dê quando Dele necessitamos.
Um beijinho do coração.

teresa disse...

olá minha querida ´´´´

um abraço bem grande e forte para si tambem .

beijinhos

SAUDADES disse...

OLA AMIGA DO CORAÇÃO,OBRIGADA PELO APOIO QUE ME TEM DADO DESDE QUE CONHECEU O LUIS E MESMO DEPOIS DELE PARTIR....ESPERO QUE A NOSSA AMIZADE DURE PARA SEMPRE...UM BEIJINHO PARA SI..

teresa disse...

olá utilia no meu blog tem um selo como premio para o seu blog que bem mereçe ,
para reçebelo passe no meu blog e siga as regras ..

beijinhos