ESPIRITUALIDADE?...


"Cada vez que sorris a alguém, realizas um acto de amor"
Madre Teresa De Calcuta


Tentei fazer uma reflexão sobre a Espiritualidadee cheguei á seguinte conlusão:

A Espiritualidade seria então algo que ligasse o homem ao desconhecido, elevando-o do pó que é até ao Ser Superior que está na sua própria origem.

Considero que ela se vai construindo ao longo da existência, e deste modo, dou comigo a pensar... Como poderemos atingir um nível espiritual que nos leve a ultrapassar as fronteiras do "religioso" e passar á verdadeira dimensão da Espiritualidade?

Na minha pequenina mente, acho que esta, passa por fases,"degraus"que nos aproximam cada vez mais do transcendente e nos fazem descer ao nosso mais profundo, procurando harmonizar estes dois pólos.

Sei que as diversas religiões nos ensinam caminhos específicos, mas tenho como que a ideia, que o caminho verdadeiro é aquele que o homem faz com ele mesmo no trabalho árduo do equilíbrio entre o ser com os outros, há imagem do Ser Uno e Superior que lhes serve de identidade.

Sendo assim, perante esta reflexão eu compreendo que a espiritualidade atinja o máximo de relevância nos doentes em fim de vida. O Aproximar-se de um Ser Bom ,Justo, Poderoso, cheio de Amor, um ser que Acolha, que Compreenda que Ame, e que por fim dê um ultimo sinal de Esperança é um remédio.

A questão que se coloca é quem serão então os mensageiros desta esperança?

Penso que neste campo as diferentes religiões têm um papel importante no cuidar da pessoa humana e espiritual que é. o "Homem ser" no Ser

Isto foi apenas uma pequenina reflexão.

Que pensais vós?

MU

Comentários

Reninha Catelli disse…
A espiritualidade, para mim, é uma consequencia do amadurecimento na fé e um profundo entendimento dos ensinamentos de Jesus! Além de um estado superior de pureza.
Como atingi-la? Através da oração!
Deus te abençoe!
Beijins!
Dulce Gomes disse…
Não poderia deixar de dar a mão e entrar nesta reflexão.
Estou de acordo quando diz que ao longo da nossa caminhada vamos subindo degraus evoluindo, aprendendo e assim avançamos, mas sempre temos que estar alerta porque também é tão fácil descê-los sem dar por isso...
Eu, sinto-me muito pequenina nesta caminhada, mas tudo mudou quando aceitei Deus sem reservas e acredito que Deus me aceita também com todas as minhas falhas. A espiritualidade cresce no silêncio, na oração, no retiro com o Pai que sempre está de ouvido atento para nós.
Esses são os degraus que temos que ir subindo para quando chegar ao alto estarmos preparados para entender tudo o que nos espera e sermos dignos do amor que o Pai nos tem.
Um beijinho do coração.

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

UMA HISTÒRIA