19º DIA DO MÊS DO ROSÀRIO


Em nome do Pai, (+) do Filho
E do Espírito Santo.
Amem.
Começo por agradecer todas as graças que temos recebido pela intercepção desta mãe tão amada e venerada no Mundo inteiro.

A Santa Igreja recebeu o Rosário na sua forma actual em 1214 de uma forma milagrosa quando a Virgem apareceu a São Domingos e lho entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo.

Uma arma poderosa... e eu pensei porque não utilizar esta arma? E Nesta altura da caminhada quero salientar o quanto me fez pensar reflectir e tomar decisões este mês de Outubro e não posso deixar de focar o que, Maria mãe de Jesus me trouxe como alimento á alma através de todas as reflexões que fizemos. Segui atentamente e enriqueci-me não só pela leitura mas pela meia hora de oração diária.
.
Quando a hora do terço chega sinto-me sempre alegre e feliz, umas vezes sigo-o na minha paróquia, outras na rádio renascença, outras com a minha família em casa, ás vezes pela canção nova, sinto que vou guardar este bom hábito que começava a perder um pouquinho.

Esta terça feira, os mistérios dolorosos, eu sei, mas cada vez que penso nestes mistérios da paixão e morte de Jesus eu fico-me a pensar:
Como é possível um homem sofrer desta maneira, sinto-me pequenina insignificante mas ao mesmo tempo fico tão agradecida por tão grande dádiva.
Obrigado Jesus.
Penso no sofrimento de Maria ao ver o seu único filho mal tratado e a morrer na cruz.

Quando se vive algo com amor e profundidade tenta-se sempre passar a mensagem, fala-se...e eu de vez em quando falo da iniciativa que tiveram em rezarmos o terço com Maria neste mês de Outubro.

Caminhada, rezando e conversando sobre todo o mistério que envolve Maria mãe de Jesus e seu filho, e foi ao falar deste assunto que uma colega me contou que o Padre da freguesia dela tomou uma iniciativa que eu considero Maravilhosa: Compraram 10 terços e no domingo o Padre explicou os mistérios e entregou os terços a 10 voluntários para os levarem para casa, com o compromisso de todos á mesma hora orarem em família por todos os paroquianos e pelo Mundo.
No próximo domingo os terços serão passados a outras 10 pessoas que queiram aceitar o compromisso e assim cada domingo de Outubro será feita a passagem dos terços.
Achei este gesto lindo e simbólico é por isso que o trago para aqui.

Também nós 13 pessoas unidas num mesmo projecto fomos falando e testemunhando de Maria mãe de Jesus, de Jesus e Sua origem Divina, da acção que tem junto de nós pobres mortais, o exemplo que nos foi dando, o histórico de vivências de alguns santos na intimidade com Ela tudo isso foi esmiuçado e trazido para compreendermos e meditarmos.
São momentos muito profundos de oração.

Com Fé, Persistindo e Intercedendo... Por todos os que sofrem e se juntam a Jesus
Agradecendo

Fico-me agora e aqui com as palavras de Jesus meditando com Maria

“Pois bem, eu vos digo: Pedi, e vos será dado; procurai, e encontrareis; batei e se abrirá para vós. De facto todo o que pede recebe; quem procura encontra, e a quem bate se abrirá.”
Lucas 11:9-10
Utilia

Comentários

Fá menor disse…
Muito gratificante a tua reflexão!

Essa iniciativa que referes, tomada pelo padre dessa paróquia, deveria ser um exemplo a ser a seguido.

Continuemos a bater à porta de Jesus e de maria com a certeza de que ela se abrirá.

Bjinhos
Alfa & Ômega disse…
Muito linda a sua reflexão sobre orosário. Achei super interessante a origem dorosário também. Parabéns, amiga! Forte abraço!
Dulce Gomes disse…
Amiga Utília
como foi bom e simples reflectir contigo. Segui-te a cada palavra de interpelação tua e fui meditando. Parei nesse testemunho da conversa com essa tua amiga e no fruto que ela deu.
Entregar 10 terços como compromisso de rezar e pedir a intercessão de nossa Senhora é uma ideia muito bonita. Quicá não poderá ser aproveitada como exemplo?

Tantas graças e ensinamentos estamos recebendo...
Louvado seja Jesus Cristo e Sua Mãe, Maria Santíssima.
Obrigado minha amiga.Que o Espírito Santo esteja sempre presente
Dulce
Neste mês Nossa Senhora presenteou-me com coisas boas: através deste grupo de caminhantes conheci gente maravilhosa com a qual aprendo muito. E Ela ainda fez mais: juntou-me, às 2ª-feiras, com outro grupo que se reune para rezar o terço da misericórdia e o terço do Rosário, na minha terra, para que não deixe de se rezar nesse dia tão querido das almas, pois o pároco folga à 2ª-feira e não há missa.
Por um acaso da sorte (ou a mão da Senhora a guiar-me) logo no primeiro dia em que se começou a fazer isso, com apenas duas pessoas, eu fui à igreja nessa hora e rezei com elas. Quando acabaram falaram-me desse projecto, que tinham iniciado nesse dia, e convidaram-me a participar. Aceitei e convidei mais pessoas, que convidaram outras e agora somos umas 20.
Todas as semanas, às 3 da tarde, nos reunimos e louvamos a Deus e a Nossa Senhora, rezando o terço da misericórdia tão recomendado por Jesus a Santa Faustina, e rezando o terço do Rosário meditando os Mistérios Gozosos.
E eu sinto-me feliz, por sentir que Nossa Senhora se serve de mim e deixa que a louve e a venere. Rezamos sempre 9 Pai-nossos no final, por várias intenções, pois foi a oração que Jesus nos ensinou e não deve ser esquecida.
Como vêem, o mês do Rosário tem sido em grande, para mim, e só posso estar (e estou!) feliz com isso...

O Rosário, essa arma tão poderosa, faz milagres na vida das pessoas, elas só têm que se deixar cativar...

Obrigada por esta postagem, por estes testemunhos de fé que nos deu, Utilia.

Beijinhos para todos, em Cristo
Amiga Utilia,

"...Como é possível um homem sofrer desta maneira, sinto-me pequenina insignificante mas ao mesmo tempo fico tão agradecida por tão grande dádiva.
Obrigado Jesus..."

Também estou muito agradecida. Pois durante os mistérios vamos percebendo e crescendo na fé. É impressionante... É como se estivessemos ali, frente a todo o cenário! Agradeço muito a Deus, a Nossa Senhora por nos ter reunido nesta caminhada e estar nos guiando, nos aproximando daca vez mais do seu filho Jesus cristo,

beijinhos

Gisele
joaquim disse…
Amiga Utilia

Obrigado por esta reflexão e por nos teres contado a iniciativa desse Padre.

Reparava agora que somos treze a caminhar rezando o Terço e logo me veio à ideia como a recitação do Terço é boa até para afastar superstições e outras coisas do mundo a que nós humanidade tantas vezes nos agarramos e acabam por condicionar as nossas vidas.

A nossa fé e esperança é em Jesus Cristo, que Maria nos mostra em todos os momentos.

Um abraço amigo em Cristo
teresa disse…
que bela iniciativa , abençoado padre ..
gostei tanto de reflectir contigo amiga , como é bom saber que vais retomar este abito tão lindo que tava um pouco esquecido , que bom amiga , nem que fosse só por isso já tinha valido a pena ..
que riqueza , quantos ensinamentos vamos adquirindo todos juntos , que maravilha ..

beijos ..
malu disse…
Amiga Utilia,

Esta é a tua última (e óptima) participação nesta caminhada, mas não penso que nem tu nem nós ficaremos por aqui. E quem sabe quantos mais já se juntaram e juntarão ainda? Foi o que esta tua frase me levou a dizê-lo:

"Penso no sofrimento de Maria ao ver o seu único filho mal tratado e a morrer na cruz."

guardá-la-ei bem como ao 'desafio' desse Padre e passo a incluir os seus voluntários na minha hora do terço. Oh... já agora fazia-me jeito um terço novo porque o meu se partiu... a argola principal saltou e desapareceu e talvez que o aspirador já a tenha engolido - desculpa o comentario a desproposito - e que não seja por isso que deixe de razar. Com um alicate pequenino, ainda arranjei outro, mas no fim achei-o estranho e notei que lhe faltava uma dezena - ali está em separado ehehhe

E agora sim, vai contar a minha vontade em continuar nem que seja a contar pelos dedos até arranjar um novo. E com a força que me dás:

"Com Fé, Persistindo e Intercedendo... Por todos os que sofrem e se juntam a Jesus
Agradecendo
" - que n deve ter sido por acaso. Obrigada tb por isso e um bj em Cristo e Maria.
Malu
Utilia Ferrão disse…
Fa
É isso vamos bater á porta de Jesus e Maria.
Vamos continuar.
Beijinhos
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Utilia Ferrão disse…
Amiga Dulce
Que bom que conseguiste acompanhar-me na minha reflexão.
Não sabia muito bem que dizer já estavam coisas tão lindas ditas que apenas pude dizer isto.
Agradecemos todas estas graças que temos tido.
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Felipa
Louvado seja Deus por todas as graças que tens tido.
Que bom, não te esqueças de nós.
A Senhora do Rosário sabe fazer as coisas
Obrigada pelo teu testemunho
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Gisele
Que bom não é caminharmos juntos
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amigo Joaquim
"A nossa fé e esperança é em Jesus Cristo, que Maria nos mostra em todos os momentos."
Vamos ter isso bem presente
Abraço fraterno
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Tu minha amiga Teresinha
Não só me puchas para rezar o terço pelas allmas e agora apanhei esta de rezar o terço todos os dias.
Bem espero que o faças também tu
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Malu
Estive mesmo para te dizer pega num terço, mas sei que não aceitavas.
Sabes aqui na bandeja o maior fui eu que o fiz,este não parte é de corda os outros partem todos... e sabes tem a cruz da primeira comunhão do meu filho uma cruzinha em bronze.
...Sabes nas caminhadas eu estou para as curvas.
O problema é os terços quebrarem.
Beijinhos e obrigada por tudo o que és e sabes ser.
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Luiza
Fico contente que lhe tenha agradado esta reflexão
Obrigada
Beijinhos da Utilia
Ailime disse…
Amiga Utília,
Tem sido uma camindada linda em que todos juntos temos orado com um único objectivo. Chegar a Jesus através de Sua maravilhosa Mãe Maria Santíssima.
Esta sua reflexão é muito bela e fico-lhe muito grata pelo seu grande exemplo de Fé.
Que belo gesto o desse Sr.Padre e uma grande ideia para seguir noutras Paróquias.
Com persistência na Oração os frutos vão aparecendo e nesse sentido continuo em oração coma Utília e com todos os amigos.
Que Nossa Senhora a todos proteja.
Mais uma vez muito obrigada por esta excelente reflexão.
Um grande beijinho da
Ailime
RETIRO do ÉDEN disse…
Amigas,Irmãs em Cristo Jesus,
Desde Maio que estou convosco a orar o terço pela rádio às 18h30.
Durante o período das férias...passeava à beira-mar com meu marido, juntos cada um ligados ao rádio do telemóvel e ouvindo o terço...parecíamos palerminhas, mas já não sabiamos passar o dia sem aquele momento de estarmos ligados a ELA, a nossa Mãe do Rosário de Fátima.
É com muita alegria que estou convosco neste mês de Outubro. A ideia desse Sr.Padre foi espectacular. Abençoado Senhor Padre que seguiu a intuição da nossa Mãe Maria e de Seu Filho Jesus e colocou uma "moda" muito gratificante.
Tenho estado a fazer uma novena, orando o rosário, desde minha casa até à Igreja da Luz. É uma caminhada de cerca de 60 minutos ida e volta.
Tenho-me sentido tão bem, que nos meses de Maria vou fazer essa novena a partir de agora, sempre que Deus me o proporcione...que a minha família esteja bem de saúde, para eu poder cumprir com este meu desejo.
Acreditem que estão a acontecer certos desenvolvimentos a nível familiar, que até então, estavam como que "guardados a sete chaves"...a agora estão a ser desvendados por ordem de Maria e Seu Filho....só pode...
Por tudo isto, venho LOUVAR Nossa Senhora e seu amado Filho, Jesus, por todas as bençãos alcançadas.
Abraço carinhoso para todos.
Mer e família
Artur Giovanni disse…
Passando aqui pra te deixar um abraço. Deus te abençoe.
malu disse…
Amiga Utilia,

Que bonita a ideia de teres colocado o crucifixo da primeira comunhão do teu filho! :)

Por ser especial para ti, esse não aceitava, claro, mas obrigada na mesma. E quantas graças não leio aqui estarem a ser derramadas...

Bendita a Mãe de Deus !
Bjs.
Utilia Ferrão disse…
Amiga
Ailaime é isso caminhamos para chegar a Jesus na companhia de Sua Mãe.
Vamos continuar a Pedir e interceder...
Obrigada
Beijinhos da Utilia
Utilia Ferrão disse…
Amiga Mer
Como me alegra o que me conta
Louvado seja Deus
Que lindo este seu testemunho
Como Maria Mãe de Jesus está contente

Tenho pensado todos os dias na sua familia e em outras familias em dificuldades como a sua
Que a Mãe do Céu cuide de nós todos.
Beijinhos e muita força
Utilia Ferrão disse…
Artur
Obrigada pela visita.
Abraço em Cristo.
Utilia
Utilia Ferrão disse…
Malu
Louvemos a Deus
E agradeço contigo á mãe do Céu
Beijinhos da Utilia
teresa disse…
amiga querida nem sabes o que me deixas feliz por dizeres isso , que felicidade ...
ha e não te esqueças , o mês das almas tá quase a chegar , e elas precisam tanto , devem estar ansiosas por ter mais gente a orar por elas , para aliviarem um pouco o seu sofrimento ....

beijos ...
Pena disse…
Estimada e Valiosa Amiga:
Que Post mais lindo.
Registei:
"...A Santa Igreja recebeu o Rosário na sua forma actual em 1214 de uma forma milagrosa quando a Virgem apareceu a São Domingos e lho entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo..."

Respeito e congratulo-me com a sua Fé. Uma distribuição valiosa de amizade e amor por todo o lado.
Parabéns. É magistral de encanto e ternura no seu admirável sentir a palavra Dele e da Igreja.
Abraço puro de uma amizade sincera.
Com respeito pela pessoa linda que é e pelo que concebe de deslumbrar.

pena

Bem-Haja, pela visita de sonho no meu blogue que adorei.
É maravilhosa, sabia?
Utilia Ferrão disse…
Amigo Pena
Quando falei do rosário actual, falei do aparecimento do rosário numa forma milagrosa sabe... li isso na internet, mas o maior milagre é eu resá-lo e meditar os mistérios.
Fico muito feliz em fazê-lo porque sinto-me muito póximo de Jesus e dos mistérios da sua vida.

Por outro lado numa pesquisa que fiz na internet em "acidigital", vi o seguinte:

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente, no ano 800 á sombra dos mosteiros como saltério dos leigos, dado que os monges rezam os salmos 150, os leigos que na sua maioria, não sabem ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos.

Com o passar do tempo se formaram outros três saltérios com 150 avé Marias, 150 louvores em honra de Jesus e 150 louvores em honra de Maria.
Obrigada por ter dado o geitinho para que explicasse melhor.
Muito grata eu fico
Beijinhos da Utilia
Regina disse…
Eu estou na caminhada do Santo Rosário meu dia é 26. Nossa Senhora me ilumine para que eu possa cumprir com minha palavra. Orar é sempre bom nós traz a Paz. Abraços Regina
Utilia Ferrão disse…
Ui Regina
Que Deus te abençoe e que a Senhora do Rosário te encha de bençãos.
Eu passo no teu blog.
Beijinhos e obrigada
Utilia
Querida Útilia,
Quem me derá ter esta sensação que sentes ao dizer o terço !
Não consigo, não consigo, a minha mente perde-se por outros pensamentos quando estou a rezar assim. Na cama, adormeço quando às vezes, pego no terço.
Tenho Fé mas tenho muitas dificuldades em falar sem ter respostas. Com o Cristo, tenho respostas mas com a Nossa Mãe, não. Porque será ?
Beijinhos
Verdinha
Utilia Ferrão disse…
Amiga Verdinha
Sabes que eu também não gosto de falar sem ter respostas.
Mas costuma-se dizer que quem cala consente.
Isto é o povo que diz.

A Ailaime contou uma história lindissima que me parece nos poderá ajudar um bocadinho ( site, comentários acima).
Diz como alguém explicou o que sentia quando rezava o terço.

Nós todos estamos a caminhar com a mãe de Jesus para irmos até Ele tu já estás NELE é maravilhoso.

A mãe de Jesus disse quando foi das bodas de Canan:"Fazei tudo o que o meu filho vos disser".
Nós neste mês do Rosário fomos com Maria meditando na vida de Jesus e seus mistérios.

Hoje vamos ter em conta "a Fé sem respostas".
Mas eu penso que se há verdadeira Fé há respostas.
Que Nosssa Senhora te abençoe e nos abençoe e que o Espirito Santo nos ilumine.
Avé Maria....
Obrigada por teres passado.
Beijinhos da Utilia

Mensagens populares deste blogue

LEMBRANÇA

GRATA